Depois de tudo que aconteceu na última terça-feira (30) é completamente normal que as pessoas fiquem extremamente preocupadas quando na previsão do tempo surgir novamente o termo ciclone.
A memória recente do ocorrido deixa – especialmente em quem teve prejuízo – um verdadeiro pavor quando se lê que um outro ciclone poderá influenciar o tempo.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região pelo WhatsApp!
ATENÇÃO
Os simuladores do tempo mostram que sim. No decorrer da próxima terça-feira um novo ciclone deverá se deslocar pelo Sul do Brasil. Porém, importante destacar que não deverá ser da mesma intensidade.
PARA ENTENDER
Um ciclone é mais intenso ou menos intenso pela queda da pressão do ar no seu centro. Para terem ideia, o ultimo ciclone chegou a ter 975 hPa (hectopascal, unidade de pressão). Algo muito baixo. Ele teve uma queda muito acentuada em poucas horas, 1hPa por hora, que classificou como um ciclone explosivo, bomba.
O próximo ciclone previsto não deverá ter essa diminuição tão rápida, ou seja, não um bomba. A pressão menor prevista, por enquanto, deverá ser em torno de 1006 a 1003 hPA, ou seja, menos intenso.
OUTRO FATOR MUITO IMPORTANTE
Para ter mais ou menos intensidade um temporal provocando pelo processo de formação de um ciclone, é necessário saber a posição que isso irá ocorrer. Hoje é sexta, estamos a 4 dias da possibilidade do evento. Com essa antecedência é difícil ter uma informação de qualidade em termos de posição desse ciclone. Isso faz todo diferencial entre uma região ter temporal ou não.
Para ilustrar separei dois simuladores que mostram previsões diferentes para esse ciclone. O primeiro, no topo do post, mostra ele entre SC e RS. No outro simulador abaixo temos uma posição prevista mais ao Sul entre o RS e Uruguai.
RESUMINDO
A previsão que temos hoje é que na próxima terça-feira teremos o deslocamento de um ciclone pelo Sul do Brasil menos intenso que o ciclone da última terça. Não tem previsão desse próximo ser um bomba.