TopAd-Desk
TopAd-Mob
Início Geral Brasil Grupo registra 120 baleias-franca durante sobrevoo de monitoramento entre SC e RS

Grupo registra 120 baleias-franca durante sobrevoo de monitoramento entre SC e RS

Pesquisadores do Projeto ProFRANCA/Instituto Australis de Santa Catarina avistaram 120 baleias-francas durante um sobrevoo que é feito anualmente durante a temporada. A ação, que ocorreu no sábado (4), percorreu a costa entre Florianópolis e Cidreira (RS). Ao todo, foram registradas 60 pares de mãe com seus filhotes. O número é quase três vezes o registrado em setembro passado, quando 43 animais foram encontrados.

A maioria dos animais foi encontrada entre a Guarda do Embaú, em Palhoça, na Grande Florianópolis, e a Gamboa, na cidade de Garopaba, no Sul catarinense. No perímetro, foram 18 pares de mãe e filhote (veja a lista abaixo).

  • Palhoça: 3 pares;
  • Garopaba: 21 pares;
  • Imbituba: 26 pares;
  • Laguna: 3 pares;
  • Arroio do Silva: 2 pares;
  • Rio Grande do Sul: 5 pares.

Animais foram encontrados durante sobrevoo no sábado (4) — Foto: ProFranca/Divulgação
Animais foram encontrados durante sobrevoo no sábado (4) — Foto: ProFranca/Divulgação

Segundo Karina Groch, diretora de pesquisa do projeto, a expectativa foi superada durante o sobrevoo. As baleias se reproduzem em média a cada 3 anos, mas o intervalo pode aumentar após períodos em que há pouca disponibilidade de alimento.

“Estamos muito felizes com o resultado final, quase o três vezes este número do ano passado, e este e um excelente resultado”, disse.

O objetivo do sobrevoo é realizar a fotoidentificação individual das baleias, para estudos populacionais e de uso de habitat.

A análise das fotografias feitas durante o sábado ainda não foi realizada, e o número de baleias poderá ser atualizado. No entanto, em uma pesquisa inicial os pesquisadores encontraram animais que já haviam sido localizados anteriormente no litoral.

Baleias adultas foram encontradas com filhotes no litoral catarinense e gaúcho — Foto: ProFranca/Divulgação
Baleias adultas foram encontradas com filhotes no litoral catarinense e gaúcho — Foto: ProFranca/Divulgação

Pesquisadores fizeram sobrevoo e encontraram 120 baleias entre SC e RS — Foto: ProFranca/Divulgação
Pesquisadores fizeram sobrevoo e encontraram 120 baleias entre SC e RS — Foto: ProFranca/Divulgação

As baleias-francas

A baleia-franca é uma espécie ainda ameaçada de extinção no Brasil, e conta com uma população estimada em cerca de 550 indivíduos e uma taxa de crescimento de 4,8% ao ano. Os números são baseados em 15 anos de dados dos sobrevoos de monitoramento da espécie.

O monitoramento sistemático de longo prazo é fundamental para acompanhar a recuperação populacional da espécie no sul do Brasil.

Baleia-franca — Foto: Ben Ami Scopinho/Arte
Baleia-franca — Foto: Ben Ami Scopinho/Arte


Fonte: G1 SC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

SideBarAd-Desk/Mob (custom)

MAIS LIDAS

Chapecó começa a vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19

Na manhã desta segunda-feira (17), a equipe de Vigilância Epidemiológica anunciou o início da aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em...

Pandemia fez um novo bilionário a cada 26 horas, diz Oxfam

Da Agência Brasil Enquanto a pandemia colocou na pobreza mais de 160 milhões de pessoas, um novo bilionário surgiu a cada 26 horas desde o...

“A maioria dos Heterossexuais são Homoafetivos” | Coluna: Era Sol que me faltava

Poucas coisas ofendem tanto um heterossexual que adora publicizar sua virilidade e dominância, do que sugerir que ele pode ser homoafetivo recalcado ou reprimido....

Sobe para 15 o número de regiões com alto nível de contágio de Covid-19 em SC

Da Secom Governo SC A Matriz de Risco Potencial Regionalizado divulgada no último sábado (15) aponta 15 regiões classificadas como risco potencial alto (cor amarelo)...
BaseAd-Desk
BaseAd-Mob