Então você decidiu empreender e percebeu que precisa publicar nas redes sociais para que as pessoas saibam o que você vende, como ou onde comprar seu produto e quais são os valores que norteiam sua marca. E aí, você começou a criar publicações, viu que elas trazem resultados, mas também sentiu o peso de ter que falar de alguma coisa nova quase que diariamente.
Socorro! Eu não dou conta de criar tantas publicações! O que fazer?
Não tem como fugir de publicar, isso já está claro. E seu público vai sentir falta quando você passar alguns dias em silêncio. Isso tudo se resolve com planejamento, e hoje eu vou te ajudar a estruturar um planejamento de publicações para o mês inteiro. Quer aprender? Me acompanha nos próximos parágrafos.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região pelo WhatsApp!
Primeiro passo: Comece 2 semanas antes do próximo mês
Sim, um dos grandes benefícios de planejar é não sentir mais tanto estresse no dia a dia e, para isso, você vai precisar se adiantar. Antes de mais nada você vai precisar organizar as ferramentas de que precisa. Recomendo começar escolhendo um calendário – pode ser virtual, impresso em folha A4 ou a boa e velha agenda – e fazendo uma lista das ações comerciais que você planeja para o mês.
Em que dias você fará uma promoção? Quais produtos entrarão em oferta? Quando você receberá novos produtos? Você fará algum lançamento durante o mês? E observe que, quando eu digo que é para fazer uma lista, me refiro a escrever mesmo. Colocar no papel cria mais comprometimento entre você e sua empresa.
Segundo passo: Organize seu calendário
No seu calendário, comece anotando as datas das ações comerciais. Com elas no papel, verifique quantos dias antes você começará a falar de cada uma delas e com que frequência. Suas primeiras publicações do mês já estão desenhadas.
Feito isso, distribua pelo calendário algumas publicações sobre sua marca. O que é o coração da sua empresa? No caso de um restaurante orgânico que faz questão de comprar apenas insumos locais, o coração da empresa pode ser falar sobre os fornecedores, apresentar a fazenda de onde vem um ingrediente muito usado, por exemplo. É bom trazer publicações com esses valores de marca 1 vez por semana ou pelo menos a cada 10 dias.
Por fim, pense em como você pode mobilizar seu público ao redor da sua marca. Sobre quais temas você pode publicar para iniciar conversas com os consumidores? No exemplo do restaurante orgânico ali de cima, podemos perguntar quais são os pratos preferidos dos clientes, dar uma receita, pedir uma dica, etc.
Terceiro passo: Coloque a mão na massa
Agora que você tem o calendário definido, chegou o momento de criar as publicações de fato. Defina o que vai ser foto e o que vai ser vídeo, faça uma revisão em fotos e vídeos que você já tem e verifique se algo pode ser usado. Se você precisar de novas artes, fotos e vídeos, quem vai fazer? Você tem alguém que trabalhe com você e possa assumir parte dessas tarefas? Você tem duas semanas para organizar todo o material de que precisa e fazer o agendamento das publicações, o que é tempo suficiente para deixar tudo pronto.
E então, pronta para criar seu calendário do próximo mês?
Fonte: Correio do Povo