TopAd-Desk
TopAd-Mob
Início Destaques Cães lambendo gelo em plantas, pomar congelado e registro da neve por...

Cães lambendo gelo em plantas, pomar congelado e registro da neve por drone: veja imagens do frio em SC

O frio intenso em Santa Catarina nos últimos dias rendeu registros inusitados de bonecos de neve e congelamento de plantas, pomares e até de cachoeira. Imagens áreas captadas por drone também mostram as paisagens brancas cobertas de neve na Serra catarinense. Nesta sexta-feira (30), até dois cachorros foram flagrados lambendo gelo que se formou nas plantas.

Quase todas as regiões registraram geada e temperaturas negativas, com a menor delas em Urupema, na Serra, que fez -8,92ºC, às 7h, segundo a Epagri/Ciram. Até na capital fez muito frio, com recorde de 21 anos.

Em Bom Jardim da Serra, uma camada de gelo se formou em algumas plantas que ficaram totalmente congeladas pelo frio na manhã desta sexta-feira (30). A mínima na cidade foi de -8,05ºC.

Os cães do catarinense Ivan Cascaes aproveitaram o gelo que estava nas plantas para se hidratar – veja vídeo abaixo.

“Eles adoram lamber o gelo”, disse o tutor.

O local onde os cães estavam fica dentro da propriedade de um hotel. O estabelecimento batizou o ambiente como “praça do gelo”.

“Temos três araucárias de aço feitas por um artista plástico com 6m de altura cada, sobre elas tem um chafariz que ligamos nas noites abaixo de zero e causam este efeito. Como tivemos vários dias muito frios, vento e neve, tudo foi acumulando sobre as plantas”, explicou a administração do local.

Pomar congelado

Já em Urubici, onde a mínima foi de -4,0°C nesta sexta, o pomar dos produtores de maçã e ameixa ficou congelado para preservar as plantas. Segundo Gabriela Salvador Rodrigues, uma das responsáveis pelo local, as estruturas de irrigação foram ligadas na noite de quinta-feira (29) e no amanhecer houve o congelamento.

“Hoje [sexta-feira] ficamos com o pomar congelado até meio dia. Na época de florada a irrigação é importante para proteger as flores e frutos que estão nascendo de queimar pelas temperaturas negativas. Forma o gelo que dentro dele esta 0°, que protege a flor e fruto, enquanto fora as temperaturas estão negativas”, explica Gabriela Salvador.
O local foi aberto no dia 20 e nesta sexta (30) para visitação. Segundo Gabriela nestes dois dias cerca de 150 pessoas passaram pelo local.

“Ainda não estamos em florada, ela vai iniciar metade de agosto para frente. Mas se houvesse gemas brotando, esse gelo nos protegeria de perdas”, conclui.

Voo de drone

Na manhã de quinta-feira (29), o fotógrafo que mora em Lages, Marlon Sá Molim, usou seu drone para fazer imagens da neve em Bom Jardim da Serra.

“Foi uma experiência única. Eu nunca tive a oportunidade de sair do Brasil para ver neve, então ver ela aqui no quintal de casa. Foi uma experiência muito gratificante”, disse.

Ele afirma que o frio impôs algumas dificuldades para o sobrevoo, com o frio nas mãos ficaram com poucas sensibilidade e o vento gelado impediu que o drone alcançasse aéreas mais altas.

“A gente perde a sensibilidade do dedo com o frio. Então, para fazer imagens mais cinematográficas foi um pouco mais difícil. Não consegui filmar muito em razão do vento. Não consegui realizar imagens mais amplas”, conclui.


Fonte G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

SideBarAd-Desk/Mob (custom)

MAIS LIDAS

Coluna | Era Sol que me faltava | Tédio da frase: “Tem que cuidar pra não cair em depressão”! – O problema dos diagnósticos...

É indescritível o desconforto que eu sinto ao ouvir as pessoas falando de transtornos mentais, fulano ansioso, cicrano depressivo, beltrano bipolar. O diagnóstico em...

Coluna | Falando de Grêmio | As vezes jogar bonito é vencer!

Buenas Tricolores, na esperança de que todos estejam bem, venho aqui para falar mais uma vez do nosso Tricolor, mas primeiramente Parabenizo todos os...

Chapecó registra 2 novos óbitos e mais 33 casos de Covid-19

No boletim divulgado nesta segunda-feira (20), a Administração Municipal de Chapecó confirmou 45.934 casos de coronavírus desde o início da pandemia. Deste número, 44.732...

Chapecó registra um novo óbito e mais 153 casos de Covid-19

No boletim divulgado neste sábado (18), a Administração Municipal de Chapecó confirmou 45.865 casos de coronavírus desde o início da pandemia. Deste número, 44.516...
BaseAd-Desk
BaseAd-Mob