TopAd-Desk
TopAd-Mob
Início Notícias Tecnologia Após percorrer 9 países, família cria plataforma em SC para melhorar a...

Após percorrer 9 países, família cria plataforma em SC para melhorar a vida de idosos

Foram mais de 10 mil quilômetros percorridos na América do Sul, três meses de viagem e uma ideia para ajudar os idosos. Uma família de Florianópolis usou a tecnologia para solucionar um problema que eles encontraram na prática após visitar nove países.

Em dezembro de 2015, eles embarcaram na aventura em busca de sabedoria. Fernando, Cíntia e os três filhos deixaram o Brasil a bordo de um motorhome para desbravar o mundo e conhecer pessoas.

“Meu pai teve a oportunidade de fundar um lar de idosos e nós aprendemos muito com eles. Então nossa experiência era porque não conhecermos mais sobre eles, mas em diferentes países. Foi quando surgiu essa viagem que nós chamamos de ‘Origem do Saber’ e que de fato tivemos oportunidade de conhecer pessoas fantásticas. Entrevistar idosos de 107 anos, idosos que sempre ficaram dentro de casa e outros que visitaram 85 países e o objetivo era conhecer cem países”, explica o co-fundador Nonno App, Fernando Carlos Alban.

Alban explica que em todas as conversas com os idosos eram relatados problemas similares em relação à encontrar pessoas para apoiá-los e fazer a conexão com alguém que possa suprir algumas necessidades.

Na bagagem da viagem, eles trouxeram muitas lembranças, fotos, vídeos e uma ideia inovadora: um aplicativo que ajuda idosos a encontrarem a melhor companhia. Funciona como uma rede de conexão entre famílias e cuidadores.

Família criou um aplicativo para ajudar idosos e familiares — Foto: Reprodução/ NSC TV

Família criou um aplicativo para ajudar idosos e familiares — Foto: Reprodução/ NSC TV

Inovação e experiência

Lançada em outubro de 2019, a ferramenta já prestou mais de mil horas de serviço. São mais de 50 profissionais cadastrados na Grande Florianópolis, entre acompanhantes, cuidadores, técnicos de enfermagem e enfermeiros. Todos passaram por uma avaliação psicológica antes de fazer parte da plataforma e também foi verificado se não tinham antecedentes criminais.

“Não é qualquer pessoa que trazemos para o convívio familiar do ambiente de casa ainda mais para cuidar de uma pessoa que nós temos carinho. É por isso que nós nos mantemos nesse processo bastante rigoroso e no final o que vai garantir a qualidade desses profissionais na prestação dos serviços”, explica o Matheus Fernando Alban, que é co-fundador Nonno App.

A aposentada Maria de Lourdes contratou o serviço para a mãe, de 85 anos, e acompanhou de perto a experiência. “Conheci a Nonno por meio de um aplicativo e entraram em contato comigo para cuidar da minhã mãe e não pode ficar sozinha. A experiência foi muito boa, os cuidadores são muito atenciosos e eles também sempre atenderam as minhas solicitações. Eu estou muito satisfeita”, disse Maria de Lourdes de Oliveira Silva.

Na Grande Florianópolis, a empresa da família Alban seleciona cuidadores, acompanhantes, enfermeiros e técnicos de enfermagem para atuar em Balneário Camboriú, Itajaí Gaspar. A ideia é que o serviço chegue em outras cidades do estado.

“Existe a possibilidade de contratação desde por algumas horas até alguns plantões ou a possibilidade de contratações recorrentes para as famílias que precisam de cuidados de uma forma um pouco mais constante”, explica Matheus.

SideBarAd-Desk/Mob (custom)

MAIS LIDAS

Que venham mais 3 pontos | Coluna Falando de Grêmio

Buenas Gremistada! Na esperança de que todos estejam bem, venho aqui mais uma vez falar do nosso Tricolor, e foram duas vitórias seguidas.Foram duas...

Há pessoas que são como algumas frutas, vão do verde direto para o podre, sem passar pelo maduro | Coluna Era Sol que me...

De minha parte, muitas linhas já foram empreendidas para apontar o que a maturidade não é, e, honestamente, afirmar o que ela é ou...

Bolsonaro edita decreto perdoando crimes de Daniel Silveira, condenado pelo STF

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto nesta segunda-feira que concede o "instituto da graça" ao deputado federal Daniel Silviera (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal...

Ciclista é atropelada por ambulância do Samu em SC

Uma ciclista foi atropelada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Criciúma, no Sul catarinense. A mulher foi levada...
BaseAd-Desk
BaseAd-Mob