TopAd-Desk
TopAd-Mob
Início Geral Vinte pinguins são soltos na Praia do Moçambique, em Florianópolis

Vinte pinguins são soltos na Praia do Moçambique, em Florianópolis

Vinte pinguins resgatados este ano na costa de Santa Catarina foram soltos na Praia do Moçambique, em Florianópolis, na manhã desta segunda-feira (3). Os animais da espécie pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) passaram por tratamento veterinário e, após a estabilização do quadro clínico, retornaram ao habitat natural.

Esse é o primeiro grupo a ser liberado na natureza desde o início da temporada anual de migração dos pinguins, segundo o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) da Bacia de Santos executado pela Petrobras em parceria com a R3 Animal. Cada um dos animais recebeu um chip que permitirá o acompanhamento, caso reapareçam em outra região.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região pelo WhatsApp!

Os pinguins encontrados nas praias brasileiras, em sua grande maioria, estão em seu primeiro ano de vida e não resistem a longa viagem de migração, segundo a veterinária da R3 Animal, Cristiane Kolesnikovas.

– Como são inexperientes, é comum que alguns animais tenham dificuldade em se alimentar, se percam dos bandos e fiquem debilitados, encalhando nas praias – explica Cristiane.

Muitos são encontrados machucados por embarcações, petrechos de pesca ou afetados pelos resíduos sólidos. A equipe de monitoramento avalia todos os animais marinhos encontrados e, quando necessário, eles são encaminhados para o atendimento veterinário.

Em Santa Catarina, ainda estão em reabilitação 25 pinguins, que, assim que estiverem restabelecidos, também serão devolvidos à natureza.

Monitoramento de praia

O PMP da Bacia de Santos é o mais recente dos PMP da companhia, foi criado em 2015 e está presente em quatro estados do Sudeste, desde Laguna até Saquarema, no Rio de Janeiro. São quatro projetos dessa natureza em todo país, estruturados e executados pela Petrobras.

Os projetos de monitoramento trabalham em parceira com as comunidades locais. Ao avistar baleias, lobos ou leões-marinhos, golfinhos, pinguins, aves e tartarugas marinhas nas praias, vivos ou mortos, a população deve acionar o PMP da sua região.

Fonte: NSC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

SideBarAd-Desk/Mob (custom)

MAIS LIDAS

Que venham mais 3 pontos | Coluna Falando de Grêmio

Buenas Gremistada! Na esperança de que todos estejam bem, venho aqui mais uma vez falar do nosso Tricolor, e foram duas vitórias seguidas.Foram duas...

Há pessoas que são como algumas frutas, vão do verde direto para o podre, sem passar pelo maduro | Coluna Era Sol que me...

De minha parte, muitas linhas já foram empreendidas para apontar o que a maturidade não é, e, honestamente, afirmar o que ela é ou...

Bolsonaro edita decreto perdoando crimes de Daniel Silveira, condenado pelo STF

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto nesta segunda-feira que concede o "instituto da graça" ao deputado federal Daniel Silviera (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal...

Ciclista é atropelada por ambulância do Samu em SC

Uma ciclista foi atropelada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Criciúma, no Sul catarinense. A mulher foi levada...
BaseAd-Desk
BaseAd-Mob