Imagens divulgadas nas redes sociais no fim de semana mostram um boi no mar da praia do Caixa D’aço, em Porto Belo, no Litoral Norte catarinense. Segundo o Grupo de Operações e Resgate (GOR), compostos por voluntários que atuam contra os maus-tratos aos animais, a suspeita é de que o animal estava fugindo de uma farra do boi no município.
O animal foi flagrado no mar por pessoas que estavam em lanchas na praia. O caso é investigado pela Polícia Civil. A prática de farra do boi é crime.
De acordo com o presidente do GOR, Pedro Henrique da Silva, o boi que estaria há cerca de duas semanas no bairro Araçá. Até a manhã desta terça-feira (1º), o animal não havia sido encontrado. Nenhum suspeito foi identificado ou preso.
Os policiais informaram que receberam as imagens e as enviaram para a Polícia Civil investigar. Segundo o tenente da PM da cidade Robson Joubert dos Santos, não foi possível identificar quando as imagens foram feitas.
“Acreditamos que [o vídeo] não é de sábado (29), pois no sábado tinha uma embarcação da Fundação do Meio Ambiente fiscalizando o local em outras coisas. Se tivesse um boi na água, com certeza, iam avisar”, informou.
Santos informou que na última semana, outros vídeos relacionados à pratica da farra do boi também foram enviados à PM. Todas as informações foram colhidas e entregues na delegacia do município.
Crime
A farra do boi é considerada crime, de acordo com o artigo 32 da Lei n. 9.605/1998, conforme acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF). A pena para quem comete é de três meses a um ano de detenção, com aumento de um terço da pena em caso de morte do animal.
Fonte: G1