A Comissão Especial de Gestão de Águas proposta pelo vereador Marcio Sander, se reuniu pela primeira vez nesta quarta (3), na Câmara de Vereadores de Chapecó.
Formada pelos vereadores Marcio Sander, Itamar Agnoletto, Valmor Scolari, Aderbal Pedroso da Silva, Neuri Mantelli e João Siqueira, a referida comissão terá o papel de fiscalizar o contrato firmado entre a Casan a Prefeitura de Chapecó, atuar junto a Casan nas questões relativas a investimentos e situações de captação, tratamento e distribuição de água no município.
“Todos os anos, e especialmente em períodos de estiagem, Chapecó vive momentos críticos com a falta de água. Essa questão passou a ser rotina, e não podemos mais continuar com soluções paliativas, precisamos a resolução definitiva desse problema. Os investimentos da Casan para aumentar a capacidade de captação, tratamento e distribuição de água não está sendo feito na mesma proporção do crescimento de Chapecó, precisamos avançar e é imediatamente”, ressalta o vereador Marcio Sander, propositor da Comissão Especial.
A comissão também atuará junto a ARIS – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento, que tem como papel a regulação e fiscalização dos serviços públicos de saneamento básico, compreendido como os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.
Os primeiros encaminhamentos definidos na reunião é solicitação de informações junto a Prefeitura de Chapecó, ARIS e ao Centro Empresarial de Chapecó – CEC, entidade que também se reuniu com a Casan para debater sobre a falta de água no município.
Fonte: Assessoria parlamentar