Os vereadores aprovaram na Câmara de Vereadores de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, uma indicação do vereador Luiz Agne (PSD), que sugere a criação do Programa de Fornecimento Gratuito de Absorventes Higiênicos. A ideia é que essa ação fosse realizada para as escolas públicas do município, que oferecem anos finais e ensino médio.
O vereador explica que o objetivo é fornecer gratuitamente absorventes íntimos para estudantes, visando à prevenção de doenças. “O propósito é preservar a presença das alunas em aula, uma vez que, nos casos em que os familiares não têm condições financeiras para comprar o produto, as alunas faltam as aulas”.
Outro fator, segundo Luiz Agne, é que a falta de acesso a este produto de higiene para lidar com o período menstrual, traz sérios riscos à saúde, em razão de encontrarem soluções precárias e insalubres a que recorrem.
O vereador resume o pedido via indicação e finaliza justificando a proposição. “Quero atingir dois objetivos: enfrentar a precariedade menstrual e por consequência, reduzir faltas em dias letivos das alunas durante este período”, finaliza.
Fonte: ND+