Uma das cidades mais frias do país, Urupema, na Serra, é um dos dois entre 295 municípios catarinenses sem casos confirmados de Covid-19, segundo o governo do estado. Santa Catarina passou de 1 mil mortes por coronavírus na noite de quarta-feira (29) e registrou 77 mil casos da doença.
Segundo o governo, além de Urupema, Barra Bonita, no Oeste, não tem casos confirmados de Covid-19. No entanto, na manhã de quarta-feira (29), a prefeitura de Barra Bonita divulgou uma nota informando que na terça (28) confirmou o primeiro caso na cidade, em um homem entre 50 e 60 anos que teve sintomas leves da doença e está em isolamento domiciliar. Este caso não foi contabilizado pelo Estado.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região pelo WhatsApp!
A Serra é uma das três regiões em situação grave por causa do coronavírus e a região de Barra Bonita, no Extremo-Oeste, é a única com alto risco por causa da doença. As outras 12 de 16 regiões de saúde catarinenses estão em situação gravíssima.
Sem pacientes
Após quatro meses desde o início da pandemia, ninguém dos quase 2,5 mil habitantes de Urupema foi diagnosticado com Covid-19, segundo a prefeitura e o governo estadual. Na cidade, quem apresenta sintomas de coronavírus é testado.
Em Urupema, há uma barreira de fiscalização sanitária funcionando desde março, onde a temperatura de todos que entram na cidade é medida e são dadas orientações sobre uso obrigatório de máscara na município, segundo a secretária municipal de Saúde, Tânia Guglielmi Borges.
Os locais públicos estão passando por desinfecção, em média, a cada 20 dias. Outras medidas também têm sido tomadas no atendimento na unidade de saúde da cidade, como separação das pessoas com sintomas gripais.
“Na segunda-feira dessa semana, nós testamos todos os nossos profissionais de saúde. Todos deram resultado negativo”, informou o médico de estratégia de saúde da cidade, Marcus Vinicius Costa Moreira.
Turismo restrito
Urupema é uma cidade turística, mas o acesso ao Morro das Torres, principal ponto turístico, está fechado. O fluxo de pessoas na cidade também está menor, pois o movimento no turismo baixou mais de 85% neste inverno na cidade. Outras cidades da região já reabriram os pontos turísticos.
Fonte: G1