Os temporais da madrugada deste sábado (22) surpreenderam moradores em quase todas as regiões de Santa Catarina. Os depoimentos nas redes sociais são de chuva forte, relâmpagos, rajadas de vento e trovões do Litoral ao Oeste do Estado. Relatos apontam chuva de granizo na região de Blumenau e reclamações sobre a falta de energia.
Os fenômenos climáticos motivaram alertas da Defesa Civil durante a madrugada. Em toda a extensão de Santa Catarina a previsão era de pancadas de chuva isoladas, descargas elétricas, rajadas de vento, granizo e alagamentos pontuais — o que se confirmou.
Algumas regiões foram destacadas pela Defesa Civil como pontos de atenção, como as proximidades de Alfredo Wagner a Urubici, e a região entre Itapema e Barra Velha, no Litoral Norte. Ao todo, foram feitas 13 postagens de avisos nas redes sociais do órgão de controle.
Durante a madrugada, moradores de todas as regiões do Estado relataram ter acordado com a força das chuvas e com os barulhos causados pelas rajadas de vento. “As calhas não aguentam de tanta água”; “Ventando muito em Itapema”; “Choveu granizo agora há pouco”, foram alguns relatos dos catarinenses nas redes sociais.
Uma das moradoras, inclusive, relembrou os estragos e o medo causado pelo ciclone Bomba, em 30 de junho de 2020: “Medo trauma do ano passado. Deu um vento que me assustei”. Completou: “Destruiu a casa recém-construída, comigo sozinha nela, foi horrível”. Outros catarinenses comentaram e falaram sobre o terror daquele dia em Santa Catarina.
Oeste de Santa Catarina
A Região do Oeste foi a mais atingida pelos temporais durante a madrugada. O Corpo de Bombeiros auxilia a Defesa Civil em ocorrências em São Miguel do Oeste e Maravilha, que registrou fortes rajadas de vento durante a madrugada. O vendaval veio acompanhando de temporal e chuva de granizo, que causou alagamento em alguns pontos da cidade.
Cidades do Extremo Oeste catarinense também tiveram regristros de fortes chuvas e mais de 14 mil residências ficaram sem luz no final da noite de sexta-feira (21) em São Miguel do Oeste. No momento, cerca de 2,3 mil casas estão sem energia na região. O município mais atingido foi Novo Horizonte, em que 957 casas estão com falta de energia do total de 1.076. Praticamente a cidade inteira sem luz.
Relatos de casas destelhadas e quedas de árvores foram feitos por moradores. O Corpo de Bombeiros atendeu ocorrências em Coronel Freitas, Saudades, Nova Erechim, Caibi e Serra Alta em decorrência dos temporais.
Previsão para o sábado
A Defesa Civil atualizou o alerta e avisou sobre a forte possibilidade de temporais em todo o Estado devido à formação de um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai e a passagem de uma frente fria.
Do Planalto Norte, passando pelo Alto Vale do Itajaí, ao Litoral Sul, o risco é alto para ocorrências com chuva forte, rajadas de vento, relâmpagos, e queda de granizo. Nas demais regiões de Santa Catarina, o nível de risco é moderado.
Fonte: NSC Total