Um homem foi preso ontem em um terreno com 48 mil pés de maconha no município de João Dourado (BA), distante 448 quilômetros de Salvador. O suspeito, cujo nome não foi divulgado, faz parte de uma organização criminosa que atua na região oeste do estado, informou a Polícia Civil. Os demais integrantes da quadrilha estão sendo procurados.
A droga, que estava sendo cultivada em uma propriedade rural da localidade conhecida como Baixa Branca, renderia ao tráfico cerca de R$ 32 milhões, estimam investigadores.
A prisão do suspeito e a descoberta do plantio são resultado de uma operação deflagrada pela DTE (Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes) em conjunto com a DT (Delegacia Territorial) da cidade de Irecê.
A ação contou com o apoio de equipes de João Dourado, Morro do Chapéu e Cafarnaum, que incineraram a erva, conforme determina a Lei de Drogas (nº 11.343/2006). Já o DPT (Departamento de Polícia Técnica) realizou uma perícia em toda a extensão da propriedade.
16 toneladas da droga saem de circulação, diz delegado
De acordo com o delegado Alex Nunes, da DTE de Irecê e à frente do caso, a eliminação da roça de maconha causará expressivo prejuízo financeiro à organização criminosa. Ele também diz acreditar na redução de ocorrências de outros crimes, como homicídios e roubos.
“Com o combate ao tráfico de drogas, estaremos diminuindo os homicídios e roubos na cidade, uma vez que o tráfico é a porta de entrada para outros delitos maiores”, acrescentou Nunes.
Fonte: UOL | Foto: Divulgação/Polícia Civil da Bahia