Imagine criar uma empresa do zero e colocá-la em prática em um final de semana. Esta é a essência do Startup Weekend, uma maratona de imersão de 54 horas em descobertas nas áreas da tecnologia, inovação e empreendedorismo, setores em que Santa Catarina tem um papel privilegiado no país.
O ramo da tecnologia catarinense é o sexto maior do Brasil em faturamento, segundo relatório de 2020 do Observatório ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia. Naquele ano, as mais de 17 mil empresas do setor faturaram cerca de R$ 19,8 bilhões, o que corresponde a 4,6% do setor de tecnologia brasileiro e 6,1% do PIB estadual. Em 2019, mais de 10 mil colaboradores integraram este mercado, e o número de especialistas cresceu 9,4% em relação ao ano anterior, somando 31.514 profissionais.
O Startup Weekend é um evento internacional, sem fins lucrativos, que tem por objetivo formar indivíduos com o desejo de seguir no campo do empreendedorismo e da tecnologia. Criado em 2007 pela plataforma global de investimento Techstars, uma das maiores aceleradoras do mundo, é voltado principalmente a empreendedores, desenvolvedores e designers e aberto a todos os públicos.
Em grupos, os participantes vivem a experiência de todos os passos de um projeto de startup, desde o levantamento de ideias até a conquista de usuários para o produto final, que será orientado por mentores altamente capacitados, vindos de várias cidades do Brasil, apresentado pelos participantes em formato de pitch e avaliado por jurados que já estão inseridos neste meio.
O evento já oportunizou milhares de vagas de trabalho e levantou mais de 2,8 bilhões de dólares pelas empresas criadas nos mais de 7 mil eventos realizados. Cerca de 500 mil participantes foram mentorados por 19 mil líderes comunitários em 160 países ao redor do mundo.
Startup Weekend Chapecó
O SW Chapecó acontece desde 2016. Neste ano, a edição foi inspirada na estética cyberpunk e organizada pelos ‘Agentes do Khaos’, time de entusiastas em startups, que atuam de forma voluntária. “Boscamos o Caos, no sentido de transcendê-lo. Ele se torna um terreno fértil para que novas ideias e soluções floresçam”, expõe a líder desta edição do SW Chapecó, a designer Duana Scussiato.
Cyberpunk é um gênero de ficção científica de contracultura, que surgiu nos anos 1980. De forma objetiva, ele trata de um mundo com altas tecnologias e baixa qualidade de vida. Para exemplificar e ajudar a visualizar este cenário, temos alguns exemplos do cinema, como Matrix, Blade Runner, Tron e Jogador Nº 1. |
Duana reforça que o evento traz impactos diretos no mercado chapecoense e na região, mas também no desenvolvimento dos envolvidos. “Na imersão, os participantes têm a oportunidade de aprimorar as relações e habilidades de liderança e também é um momento propício para encontrar profissionais interessados e qualificados para futuras parcerias”, salienta.
Pedro Becker, formando em Relações Internacionais, participou da edição 2020 e complementa a fala de Duana. Nas palavras dele, participar do SW é uma experiência única, principalmente para quem está começando a vida profissional. “Além de proporcionar um network gigantesco, com mentores referência no mercado, é interessante para quem busca novas oportunidades de trabalho, já que temos acesso a diversas empresas. Também desenvolvemos habilidades, como trabalhar em equipe, negociar e liderar”, comenta.
A sétima edição do Startup Weekend Chapecó ocorre de sexta-feira a domingo, dias 8, 9 e 10 de abril, no Pollen Parque Tecnológico. Para participar desta imersão de 54 horas, com todas as refeições e bebidas inclusas, e ter a oportunidade de contato com lideranças da inovação e tecnologia, faça sua inscrição em https://linktr.ee/swchapeco ou pelo instagram @swchapeco.
Cúmplices do Khaos
O evento tem como principais patrocinadores locais o IXC, Sebrae, Amplimed e Unochapecó. Empresas que estão envolvidas na organização do projeto e que fomentam a edição em Chapecó são a hi.do, Tour Gastronômico, SeedCap, Brejeiro Beer, Imigra Work e Inviotec.
Além dos patrocinadores locais, também conta com os estaduais Sebrae 49 Educação; Zoho; Ambev; Bossanova; Acif; Invisto; 55; Fapesc; Ailos; Questum; Silva, Santana & Teston Advogados; Sankhya. Zendesk Startups; AWS; e iFood; e os globais Google for Startups, GoDaddy e Miro. “É graças ao investimento destas e demais organizações que o evento se torna possível e que vamos trazer mentores qualificados, oferecendo também alimentação completa aos participantes”, finaliza Duana.
Fonte: FV Comunica / Mirella Schuch