Durante coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira (15), o prefeito de Chapecó comentou sobre a retomada do transporte coletivo no município. “Provavelmente, se continuar estável como está, nós teremos a volta do transporte coletivo, de forma lenta, gradual e seletiva”, disse o prefeito. A expectativa é que a atividade seja retomada no dia 22 de junho.
Desde a última segunda-feira (8), o Governo do Estado liberou a retomada da atividade em Santa Catarina, sendo que cabe aos município a decisão da liberação ou restrição. Uma ferramenta do Governo foi disponibilizada aos municípios para auxiliar na decisão de manter ou não serviço. Conforme o prefeito, essa ferramenta é utilizada em Chapecó e é usada para avaliar a situação do município.
Para o prefeito, se a situação permanecer estável será possível retomar a atividade, que será feita de forma lenta e gradual. Além disso deve ser seletiva. “Não vai ser para todo mundo, não”, destacou. No entanto, a Administração Municipal não informou mais detalhes de como deve ocorrer.
“A expetativa que, com todas essa ferramentas, todos esses números que temos até hoje, possamos liberar de forma gradativa e lenta, no dia 22 de junho, o transporte coletivo em Chapecó”, finalizou o chefe do executivo municipal.
Situação em Chapecó
Após Lacen não divulgar novos resultados de exames, Chapecó manteve 1.223 confirmações de coronavírus nesta segunda-feira (15). O número é o mesmo que o divulgado no domingo (14). De acordo com a prefeitura, “diante da falta de insumos para análise dos exames de Covid-19 no Laboratório Central do Estado, há redução no número de laudos liberados pelo Lacen”.
Dos pacientes diagnosticados desde o início da pandemia, mais da metade são considerados recuperados e já não apresentam sintomas. Há 481 pacientes em tratamento. Seis pessoas morreram por conta do coronavírus. Ainda segundo a Administração Municipal, 541 pessoas aguardam o resultado dos exames.
Fonte: clicrdc