O boletim com dados da Covid-19 em Santa Catarina, divulgado pelo governo no Estado neste domingo (27), não apresentou novas mortes causadas pela doença em comparação com o boletim deste sábado (26). De acordo com a Secretaria de Saúde, 21.648 pessoas já foram vítimas da doença no Estado desde o início da pandemia.
A última vez em que isso havia acontecido foi no início deste ano. Na época, os boletins apresentavam 20.224 óbitos causados pela doença desde o início da pandemia. O número se manteve nos dias 8 e 9 de janeiro.
No painel que apresenta o detalhamento de óbitos causados pela Covid-19 no Estado também não há registros de mortes que ocorreram neste domingo. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), no painel as mortes são registradas segundo a data em que o óbito aconteceu, por isso, pode haver diferença entre os números dos boletins e o painel.
Além disso, vale ressaltar também que é comum que os dados dos boletins divulgados no fim de semana sejam menores por conta das equipes reduzidas que atuam nos registros para o Estado.
Além da interrupção no número de mortes, os dados apresentados no boletim deste domingo mostram que mais 205 casos de coronavírus foram confirmados em Santa Catarina e que houve também a diminuição de 208 casos ativos da doença no Estado.
Com isso, Santa Catarina tem hoje 4.453 casos ativos de coronavírus. A ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) está em 76,8%. Entre os 866 leitos de UTI Adulto disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 665 estão ocupados, sendo 52 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção pelo coronavírus, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.
Matriz de Risco
Santa Catarina tem 16 regiões classificadas no nível moderado (cor azul). São elas: Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Oeste, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Meio Oeste, Oeste, Planalto Norte, Serra Catarinense, Vale do Itapocu e Xanxerê). Uma região foi classificada em nível alto (cor amarela) para a Covid-19, a região Nordeste.
A nova matriz de risco potencial regionalizado foi divulgada neste sábado (26), pelo Governo do Estado.
Fonte: NSC