Santa Catarina recebeu na manhã desta quinta-feira (7) um novo lote com 144,7 mil vacinas contra o coronavírus. Do total recebido, 75.500 são da Astrazeneca e 69.200 da CoronaVac. Os imunizantes serão destinados para a primeira dose em idosos de 65 a 69 anos e profissionais das forças de segurança e salvamento (veja detalhamento abaixo).
> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
As doses também serão destinadas aos trabalhadores da saúde que aguardam a segunda aplicação. Não foi divulgada a quantidade que será destinada a cada um dos municípios catarinenses.
A distribuição será iniciada a partir das 13h para as centrais regionais da Grande Florianópolis, Joinville, Jaraguá do Sul, Mafra, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Blumenau, Itajaí, Lages e Rio do Sul.
Na sexta-feira (9), o avião do Corpo de Bombeiros Militar levará as doses para as centrais de Chapecó, São Miguel do Oeste e Xanxerê. As doses para as centrais de Videira, Joaçaba e Concórdia seguem via terrestre também na sexta.
Distribuição
Além das doses recebidas nesta quinta. parte do lote que chegou no dia 1º de abril também será encaminhado aos municípios. Assim, o estado irá distribuir 93,7 mil doses da Astrazeneca. São 75,5 mil vacinas recebidas pelo governo federal nesta quinta e 18,2 recebidas no dia 1º. Segundo a Dive, essa remessa será destinada aos idosos de 65 a 69 anos e aos profissionais das forças de segurança e salvamento.
> SC registra menor fila de espera por UTIs em pouco mais de um mês
As 17 mil doses que restaram ficarão na Central de Imunização para a aplicação da segunda dose nos trabalhadores da saúde. A entrega para os municípios está prevista para ocorrer em 19 de abril.
Já em relação a vacina CoronaVac serão distribuídas aos municípios 141 mil doses nesta quinta. Os imunizantes são 69 mil recebidos na nova remessa e 71,8 enviados pelo governo federal no dia 1º de abril.
As vacinas serão destinadas à aplicação da segunda dose nos idosos e trabalhadores de saúde que deverão recebê-las na segunda-feira (12). Ficarão reservadas 12,6 mil doses para a segunda aplicação na população que já começou a ser imunizada.
Vacinação dos profissionais da segurança pública
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) também divulgou como planeja vacinar os profissionais da força de segurança. A ordem prioriza quem trabalha diretamente nas ações de enfrentamento à pandemia. Serão imunizados:
– trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes;
– trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar;
– trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a covid-19;
– trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público, independente da categoria.
Além dos policiais militares, policiais civis e bombeiros militares, deverão ser vacinados nesta etapa os guardas municipais, policiais federais e membros das forças armadas que atuam no apoio ao estado e aos municípios na linha de frente ações de enfrentamento à Covid-19. Com a chegada de mais lotes, os demais profissionais de segurança e salvamento e forças armadas serão incluídos na vacinação.
Fonte: NSC