Enquanto o governo do estado prorrogou os protocolos sanitários até o dia 15 de junho, a Guarda Municipal de Chapecó e a Secretaria de Saúde reforçam as orientações para manutenção dos cuidados e respeito às regras.
“Nós alertamos a população de que as restrições estão mantidas, recomendamos o uso de máscara, álcool gel e distanciamento social. Temos visto nos finais de semana várias aglomerações e nós vamos manter as fiscalizações para coibir isso, em ações da Vigilância Sanitária com a Guarda Municipal. Temos percebido também o aumento de testes positivos nas pessoas na faixa de 30 a 50 anos, o que indica que as pessoas dessa faixa não estão tomando os devidos cuidados”, disse Balsan.
O secretário também ressaltou a preocupação com uma terceira onda e por isso novas medidas foram tomadas, como as ações do Lockdown Inverson, com a Central de Monitoramento e Unidade móvel, além da criação de uma barreira sanitária no Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso, a partir desta semana, com aferição de temperatura dos passageiros que chegam na cidade.
O gerente de Vigilância em Saúde, Rodrigo Momoli, destacou que as medidas são para tentar evitar a chegada da variante indiana em Chapecó e para manter estável o número de ativos, que estavam em 383 segundo dados do Boletim Epidemiológico desta terça-feira.
Na segunda-feira a Secretaria de Saúde e o Centro de Informações Estratégicas da Vigilância em Saúde divulgaram um “Comunicado de Risco”, alertando sobre a variante indiana.
O comandante da Guarda Municipal, Roger Lima, destacou que as ações em conjunto das forças de segurança, com a secretaria de Saúde, deram resultado até agora, com a estabilização dos casos. No entanto ele vê riscos de relaxamento da população diante dos bons números.
“Temos percebido algumas aglomerações na Avenida Getúlio Vargas e nos loteamentos mais distantes, por isso vamos focar em fiscalizações nestes locais. Também estamos atuando fortemente no monitoramento dos pacientes positivos, para que cumpram o isolamento”, destacou o comandante.
Fonte: Prefeitura de Chapecó