Santa Catarina confirmou mais dois casos de Covid-19 causados pela nova variante do coronavírus, conhecida como P.1. Esta linhagem do vírus circula em Manaus (AM) e na semana passada já havia tido o primeiro caso registrado em SC, na cidade de Joinville.
A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde na tarde desta segunda-feira (15). Os casos são importados e correspondem a um homem de 69 anos e de uma mulher de 64 anos. Ambos foram internados em Florianópolis, no mês de janeiro, após chegarem de Manaus.
Os casos foram diagnosticados por laboratório privado e o sequenciamento genético do vírus foi feito pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL/SP) em São Paulo, nesta segunda-feira.
O homem de 69 anos foi internado no dia 16 de janeiro, após manifestar sintomas de coriza, congestão nasal, perda do paladar, febre e desconforto respiratório. Ele foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 do Imperial Hospital de Caridade, de onde já recebeu alta. Já a paciente de 64 anos foi internada no dia 18 de janeiro, no Hospital Baía Sul, após apresentar algia lombar, febre, tosse seca e saturação menor que 95. Ela também já recebeu alta.
Como a amostra foi processada por um laboratório particular que possui convênio com uma rede de laboratório com sede em São Paulo, foi solicitado apoio ao Instituto Adolfo Lutz para o sequenciamento, já que o paciente tinha histórico de viagem de Manaus.
Estudos indicam que a nova variante do coronavírus pode ser mais transmissível do que as cepas originais do vírus causador da Covid-19.
Primeiro caso de variante foi registrado em Joinville
O primeiro caso de variante no Estado foi confirmado na última quinta-feira (11). O caso importado era de um paciente, de 55 anos, residente em Joinville, também com histórico de viagem para Manaus.
O paciente retornou à Santa Catarina no dia 16 de janeiro, data em que apresentou falta de ar e procurou uma unidade de saúde para atendimento. No dia seguinte, 17 de janeiro, fez o exame RT-qPCR. O resultado positivo para a Covid-19 foi confirmado pelo Lacen/SC no dia 18 de janeiro, conforme nota de alerta divulgada em 11 de fevereiro. O paciente também já teve alta hospitalar.
* Com informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de SC
Fonte: NSC