TopAd-Desk
TopAd-Mob
Início Geral Santa Catarina confirma mais dois casos da nova variante do coronavírus

Santa Catarina confirma mais dois casos da nova variante do coronavírus

Santa Catarina confirmou mais dois casos de Covid-19 causados pela nova variante do coronavírus, conhecida como P.1. Esta linhagem do vírus circula em Manaus (AM) e na semana passada já havia tido o primeiro caso registrado em SC, na cidade de Joinville.

A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde na tarde desta segunda-feira (15). Os casos são importados e correspondem a um homem de 69 anos e de uma mulher de 64 anos. Ambos foram internados em Florianópolis, no mês de janeiro, após chegarem de Manaus.

Os casos foram diagnosticados por laboratório privado e o sequenciamento genético do vírus foi feito pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL/SP) em São Paulo, nesta segunda-feira.

O homem de 69 anos foi internado no dia 16 de janeiro, após manifestar sintomas de coriza, congestão nasal, perda do paladar, febre e desconforto respiratório. Ele foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 do Imperial Hospital de Caridade, de onde já recebeu alta. Já a paciente de 64 anos foi internada no dia 18 de janeiro, no Hospital Baía Sul, após apresentar algia lombar, febre, tosse seca e saturação menor que 95. Ela também já recebeu alta.

Como a amostra foi processada por um laboratório particular que possui convênio com uma rede de laboratório com sede em São Paulo, foi solicitado apoio ao Instituto Adolfo Lutz para o sequenciamento, já que o paciente tinha histórico de viagem de Manaus.

Estudos indicam que a nova variante do coronavírus pode ser mais transmissível do que as cepas originais do vírus causador da Covid-19. 

Primeiro caso de variante foi registrado em Joinville

O primeiro caso de variante no Estado foi confirmado na última quinta-feira (11). O caso importado era de um paciente, de 55 anos, residente em Joinville, também com histórico de viagem para Manaus.

O paciente retornou à Santa Catarina no dia 16 de janeiro, data em que apresentou falta de ar e procurou uma unidade de saúde para atendimento. No dia seguinte, 17 de janeiro, fez o exame RT-qPCR. O resultado positivo para a Covid-19 foi confirmado pelo Lacen/SC no dia 18 de janeiro, conforme nota de alerta divulgada em 11 de fevereiro. O paciente também já teve alta hospitalar.

* Com informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de SC

Fonte: NSC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

SideBarAd-Desk/Mob (custom)

MAIS LIDAS

Que venham mais 3 pontos | Coluna Falando de Grêmio

Buenas Gremistada! Na esperança de que todos estejam bem, venho aqui mais uma vez falar do nosso Tricolor, e foram duas vitórias seguidas.Foram duas...

Há pessoas que são como algumas frutas, vão do verde direto para o podre, sem passar pelo maduro | Coluna Era Sol que me...

De minha parte, muitas linhas já foram empreendidas para apontar o que a maturidade não é, e, honestamente, afirmar o que ela é ou...

Bolsonaro edita decreto perdoando crimes de Daniel Silveira, condenado pelo STF

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto nesta segunda-feira que concede o "instituto da graça" ao deputado federal Daniel Silviera (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal...

Ciclista é atropelada por ambulância do Samu em SC

Uma ciclista foi atropelada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Criciúma, no Sul catarinense. A mulher foi levada...
BaseAd-Desk
BaseAd-Mob