Uma reunião na manhã desta quarta-feira, no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos de Desastres, definiu a formação de um Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Covid-19, com outros subgrupos, apara acompanhar atendimento, leitos regulação, vacinação e fiscalização.
Participaram da reunião o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, o chefe da Casa Civil, Eron Giordani, o prefeito João Rodrigues, o superintendente do Ministério da Saúde, Rogério Ribeiro, e representantes da Defesa Civil e secretaria de Saúde de Chapecó, entre outros.
O Ministério da Saúde deve liberar cerca de cinco milhões de doses de vacina na próxima segunda-feira, sendo que cerca de 150 mil doses devem ser para Santa Catarina. Mas a prefeitura de Chapecó solicitou reforço de 100 mil doses para enfrentar a atual situação.
André Motta Ribeiro reforçou as ações do Governo do Estado, indicando que 22 leitos serão abertos no HRO até sexta-feira, além da liberação de duas ambulâncias.
João Rodrigues disse que as ações estão sendo tomadas para enfrentar a lotação dos hospitais e ambulatórios. “Estamos numa operação de guerra. Temos que cuidar do presente e preparar o futuro. A abertura de leitos vai ajudar e a expectativa de mais vacinas é gigante. Mas agora juntos com o apoio do Estado e do Governo Federal ficará menos difícil”, comenta o prefeito.
Fonte: Prefeitura de Chapecó