As ações do “lockdown inverso”, iniciativa da Administração Municipal para isolar os casos positivos e manter sob controle os casos de Covid em Chapecó, foram definidas em reunião realizada no final da manhã desta terça-feira (13), na Prefeitura.
A operação vai reunir a Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Regional de Educação e secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e a diretoria de Segurança Pública.
Foram definidos seis pontos de referência de testagem, que são o Ambulatório de Tratamento Imediato Verdão, o Ambulatório da Efapi, a UPA-24h, e as unidades de Saúde do distrito de Marechal Bormann, bairro Universitário e Bela Vista. Lembrando que nos três últimos é só testagem e, nos ambulatórios e na UPA, tem consulta também.
Também foi definido o “Dia D de Testagem Covid” para pacientes sintomáticos, que será em todas as sextas-feiras à tarde, em todas as unidades de Saúde, com atendimento e testagem.
De acordo com o prefeito João Rodrigues, o objetivo é fazer a busca ativa do vírus.
“Nossa intenção é que as pessoas com sintomas façam a testagem rápida para que já recebam o atendimento e o tratamento imediato e fiquem isoladas dos demais. Toda a família de quem for positivado terá que ficar isolada e será monitorada pela saúde e também pela Assistência Social, que garantirá a segurança alimentar das famílias”, disse o prefeito.
Também será disponibilizada uma unidade móvel da Saúde que dará atendimento às famílias, podendo fazer a testagem.
Além de toda a assistência as forças de segurança também farão monitoramento para evitar o descumprimento das normas. De acordo com a Lei Municipal 7.456, de 11 de fevereiro de 2021, quem descumprir o isolamento pode receber advertência e multa, que varia de R$ 150,00 a R$ 500,00, além de processo por crime de “infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”, prevista no artigo 268 do Código Penal.
Uma nova reunião será realizada nesta quarta-feira, a partir das 11h, no Centro de Cultura e Eventos, com representantes das escolas particulares e universidades. A operação está prevista para iniciar na quinta-feira.
Fonte: Prefeitura de Chapecó