O Radar Eleitoral desta sexta (02) segue com a apresentação de algumas propostas de governo de cada candidato à prefeitura de Chapecó. Os dados estão disponíveis no site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais e pode ser acessado por qualquer pessoa. (CLIQUE AQUI)
Os candidatos Professor Antônio e Jefferson Kuszkowski representam o PSOL
1.Gestão Pública: A participação ativa das pessoas é essencial, pois, a partir de suas vivências, reconhecem suas reais necessidades. Vamos garantir o direito e o acesso à cidade, inserindo a população nos processos decisórios, tornando Chapecó mais livre, democrática e igualitária. Vamos valorizar os profissionais de carreira e reduzir os cargos comissionados sem concurso em 50%.
2.Saúde: A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Faremos a intersetorialidade na área, tendo elementos como habitação digna, alimentação saudável, educação e trabalho realizadores e lazer como determinantes dessa condição. Vamos fortalecer o SUS melhorando a qualidade da saúde, reduzindo as filas para consultas, exames e cirurgias, por meio de parcerias com as universidades.
3.Educação: A educação deve ser integral, abordando temas de direitos humanos, sustentabilidade preconceitos raciais, culturais, religiosos, socioeconômicos, de gênero, de orientação sexual e outros. Vamos valorizar os profissionais da educação. Estimular a leitura com bibliotecas itinerantes e as expressões artísticas e corporais com teatro, música, dança. Vamos ampliar e construir novas unidades ampliando vagas e tempo de permanência nas creches e no ensino fundamental.
4.Mobilidade Urbana: A população chapecoense têm o direito de transitar pela cidade com eficiência e qualidade. Nos comprometemos a melhorar o transporte público, com vias rápidas e criação de terminais nos bairros, corredores de ônibus e ciclovias. Instituindo o Passe-Livre para estudantes e com metade do valor nos fins de semana, feriados e férias. Criar programas para a melhoria de ruas e regularização de calçadas em parceria com a comunidade.
5.Habitação e Ocupação do Solo: Realizaremos uma ampla regularização fundiária com suporte técnico para a adequação de imóveis e garantia dos serviços públicos de qualidade. Formar comissão técnica em parceria com as universidades e com a participação popular para a revisão do Plano Diretor. Garantir a destinação de orçamento anual para a definição de áreas de urbanização prioritárias nos bairros, a partir daquelas de maior interesse social.
6.Meio Ambiente e Saneamento Básico: É preciso incentivar os modos de vida sustentáveis. Vamos promover a identificação, preservação e recuperação de nascentes e as áreas de proteção ambiental. Buscar a garantia do abastecimento contínuo de água, com estudos de acompanhamento de sua qualidade. Criar condições para tratamento de 100% do esgoto. Ampliar a coleta seletiva de resíduos. Realizar estudos para a solução de alagamentos.
7.Esporte, Lazer e Cultura: Vamos criar/revitalizar espaços de lazer nos bairros, abrindo a escola para a comunidade. Valorizar as potencialidades atléticas, desportivas, artísticas desde a infância. Instituir uma política de substituição de nomes dos logradouros que homenageiam militares. Preservar vestígios arqueológicos e criar monumentos em memória das vítimas do genocídio indígena. Construir um centro cultural para valorização de todas as culturas, possibilitar apresentações, mostras e eventos.
8.Geração de Empregos e Renda: Vamos promover a economia solidária e apoiar os micro, pequenos e médios empreendedores. Otimizar recursos visando a geração de empregos em novas matrizes. Fortalecer o turismo ambiental, cultural, artístico e gastronômico. Apoiar a produção e comercialização industrial rural, oferecendo assistência técnica especializada. Ampliar as feiras livres.
9.Promoção da Igualdade/Diversidade: Vamos criar uma Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial. Criar um espaço para acolhida aos migrantes. Disponibilizar um disque-denúnicas, para as vítimas de práticas discriminatórias e violentas. Garantir a participação de 50% de mulheres nos cargos comissionados. Inclusão da população LGBTQI+ no mercado de trabalho. Garantir o cumprimento das leis do ensino da história e culturas afro-brasileiras e indígenas nas escolas.
10.Agricultura: Apoiar a industrialização e comercialização dos produtos orgânicos e agroecológicos. Vamos fortalecer e ampliar a assistência técnica à agricultura familiar e alimentação saudável, priorizando sua aquisição para merenda escolar e restaurantes populares. Criar programas de melhorias no campo, com água potável, energias alternativas, internet e rodovias.
A ordem de publicação das matérias segue a ordem dos candidatos no site do Tribunal Superior Eleitoral, ou seja, de forma alfabética. Ressaltamos que as propostas descritas acima são apenas uma parte do plano de governo, e para conferir o plano completo do partido CLIQUE AQUI.
Fonte: Barriga Verde Notícias
O conteúdo produzido pela redação deste portal pode ser compartilhado, desde que seja creditado da seguinte maneira: Fonte: Barriga Verde Notícias e linkado o site.