As centrais de Meteorologia estão atentas a uma massa de ar polar enorme e muito intensa que irá atingir grande parte do território brasileiro e grande parte da América do Sul. Poderá ser um evento histórico de frio e neve.
A partir de quinta-feira (20), os dias serão de muito frio. Como a massa de ar será por demais gelada, é comum que chegue com vento moderado a forte que vai trazer sensação térmica com valores muito baixos, negativos em muitas localidades.
Há uma condição favorável para neve desde o Oeste Meio Oeste, Centro e Planaltos acima dos 600/800 m, inclusive em pontos do Vale do Itajaí (acima dos 800 m).
Uma baixa polar em níveis médio da atmosfera vai atuar sobre o Sul do Brasil. Isso irá fazer com que haja nebulosidade e instabilidade com ar muito gelado em altitude, o que na análise da MetSul traz uma altíssima probabilidade de ocorrência de neve no Sul do país. Todos os modelos numéricos consultados pela MetSul apontam neve entre quinta-feira e sábado. Se há certeza do frio intenso e quase convicção que pode nevar, a dúvida no momento é onde e o quanto pode nevar.
Fonte: MetSul Meteorologia