O Procon estadual de Santa Catarina notificou ao menos 19 laboratórios que realizam testes rápidos para diagnosticar Covid-19 por prática de preços abusivos. Segundo o órgão de defesa do consumidor, a diferença de valores pode chegar a 200% entre alguns estabelecimentos.
“Tivemos uma diferença de até 200%, então se o consumidor pesquisar, vai encontrar até essa diferença. Identificamos 19 laboratórios que estão cobrando acima de 100% e nesse momento de pandemia é uma prática abusiva e identificamos seis com 200%”, informou o diretor do Procon, Tiago Silva em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina.
Os preços cobrados aos pacientes variam de R$ 180 a R$ 380. O Procon realizou um levantamento com mais de 60 laboratórios médicos em diferentes regiões catarinenses e solicitou as notas fiscais de compra e venda dos testes.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região pelo WhatsApp!
O órgão reconhece que há fatores que podem interferir nessa cobrança, como inflação e o preço dos testes para os estabelecimentos, mas mesmo assim, identificou 19 laboratórios com valores abusivos e o Procon deve abrir processo administrativo contra eles, como informou o diretor – veja no vídeo acima.
Como as autoridades médicas e sanitárias reforçam a necessidade de realizar testes na população para que sejam estabelecidas medidas adequadas de prevenção e controle do coronavírus, o Procon entende que o lucro não deve ultrapassar 100% por ser uma situação de saúde pública.
“A nossa orientação é que se faça os testes nos locais com preços mais acessíveis, pois foi tirado dos planos de saúde o custeio dos exames. Esperamos que os planos de saúde voltem a cobrir, isso não acontecendo, vamos fazer uma força tarefa com o Ministério Público para que os laboratórios possam abaixar os preços”, explica Tiago Silva
De acordo com a norma técnica do Estado de Santa Catarina, o teste de laboratório deve ser feito em até sete dias dos primeiros sintomas da doença, de preferência entre o terceiro e quinto dia. Já o teste imunológico, o teste rápidos, deve ser aplicado após sete dias do início dos sintomas.
Os consumidores que suspeitarem de prática abusiva de preços podem acionar o Procon em suas sedes ou pelo telefone 151. A lista de todos os laboratórios pesquisados pelo Procon e os preços praticados estão no site do órgão.
Fonte: G1