Conheça o princípio que descreve o fenômeno estatístico onde 20% dos seus esforços geram 80% de seus resultados.
O princípio de Pareto nasceu no início do século 20 após análises do economista italiano, Vilfredo Pareto, observar que 80% da riqueza da Itália pertencia a 20% da população. Além disso, o economista percebeu outras situações em que eram aplicáveis seus princípios, como por exemplo:
- 20% dos trabalhadores faziam 80% de todo o trabalho;
- 20% dos criminosos eram responsáveis por 80% dos crimes;
- 20% dos frequentadores de bares eram responsáveis por 80% do consumo do álcool;
- 20% dos produtos vendidos das empresas eram responsáveis por 80% do seu turnover.
Há uma lista de situações em que o princípio se encaixa e faz sentido, porém é claro que a lei de Pareto não é aplicável para todos os cenários e estatísticas; entretanto, uma das principais funções desse princípio é clarear a nossa mente com o intuito de analisar e compreender como otimizar nosso tempo, ações e estratégias. Mas como aplicá-lo?
- Reflita no mais recente projeto que você entregou e tente fazer uma lista de quais ações foram necessárias para concluí-lo;
- Agora, analise cada uma dessas ações e classifique-as através do nível de importância e influência que tiveram para a conclusão;
- A partir desta classificação ficará mais evidente quais ações você deve dar mais importância e atenção, pois são elas as maiores responsáveis pela entrega de seus projetos.
Mas não se esqueça que todas ações têm participação na entrega dos seus resultados (100%), seja maior (80%) ou menor (20%). O princípio serve para tornar evidente quais delas devemos dar mais atenção e prioridade.
Referências:
– The Decision Book: Fifty Models for strategic thinking – Mikael Krogerus e Roman Tschäper
José Eduardo Carneiro Domingos dos Santos
Acadêmico de Administração
Co-fundador da Educere – Cursos e Treinamentos