TopAd-Desk
TopAd-Mob
Início Destaques Possível tornado causa destruição e deixa desalojados no Oeste de Santa Catarina

Possível tornado causa destruição e deixa desalojados no Oeste de Santa Catarina

Uma forte tempestade com ventos intensos atingiu as cidades de Descanso e Belmonte, no Oeste de Santa Catarina, e deixou um rastro de destruição na tarde desta quarta-feira (10). A suspeita é que o fenômeno tenha sido um tornado.

Conforme divulgou a Defesa Civil na noite desta quarta, os ventos destruíram residências, uma escola, um ginásio e galpões. A tempestade também derrubou árvores e postes de energia elétrica, e diversas famílias ficaram desalojadas, sendo abrigadas na casa de parentes. A tempestade iniciou por volta das 17h15min. Estima-se que os ventos tenham se aproximado dos 130 km/h.

Até o início da manhã desta quinta (11), não havia informações sobre feridos.

Além de Descanso e Belmonte, as duas cidades mais atingidas, também foram registrados estragos em Ipuaçú, Campos Novos, Coronel Freitas, Águas de Chapecó, São Carlos, Nova Itabeiraba, Saudades, Cunha Porã, Irani e Iporã do Oeste.

Equipes da Defesa Civil atuam desde o começo da noite de quarta para prestar apoio. Lonas, telhas e colchões são distribuídos para as famílias afetadas. Um levantamento mais detalhado sobre os estragos deve ser divulgado nesta quinta.

Segundo o órgão, há dificuldade para acessar locais atingidos pelo possível tornado por conta da distância de algumas comunidades e da queda de postes e árvores.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, os meteorologistas estão analisando imagens dos radares meteorológicos e do levantamento de danos para definir o que ocorreu em Belmonte e Descanso. 

Existe a suspeita de possível tornado ou micro explosão, mas o fenômeno apenas poderá ser classificado após avaliação que será realizada durante a manhã desta quinta-feira (11) nos locais atingidos.

Imagem de radar sugere passagem de tornado

Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, da NSC Comunicação, uma imagem de radar da Defesa Civil localizado em Chapecó sugere a possibilidade de tornado.

Na imagem, destaca Puchalski, é possível verificar uma “assinatura’ que normalmente aparece quando há super células associadas das dos tornados (quase como uma vírgula invertida). A localização dessa assinatura fica na região do município de Descanso.

Reprodução de imagem de radar da Defesa Civil em Chapecó
Reprodução de imagem de radar da Defesa Civil em Chapecó

(Foto: Defesa Civil, Reprodução)

Segundo Puchalski, as primeiras fotos de Descanso divulgadas também sugerem estragos que são característicos de tornado, mostrando uma árvore com o tronco arrancado e um caminhão tombado.

Fonte: NSC

SideBarAd-Desk/Mob (custom)

MAIS LIDAS

Que venham mais 3 pontos | Coluna Falando de Grêmio

Buenas Gremistada! Na esperança de que todos estejam bem, venho aqui mais uma vez falar do nosso Tricolor, e foram duas vitórias seguidas.Foram duas...

Há pessoas que são como algumas frutas, vão do verde direto para o podre, sem passar pelo maduro | Coluna Era Sol que me...

De minha parte, muitas linhas já foram empreendidas para apontar o que a maturidade não é, e, honestamente, afirmar o que ela é ou...

Bolsonaro edita decreto perdoando crimes de Daniel Silveira, condenado pelo STF

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto nesta segunda-feira que concede o "instituto da graça" ao deputado federal Daniel Silviera (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal...

Ciclista é atropelada por ambulância do Samu em SC

Uma ciclista foi atropelada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Criciúma, no Sul catarinense. A mulher foi levada...
BaseAd-Desk
BaseAd-Mob