A porcentagem de adolescentes entre 16 e 17 anos, em Santa Catarina, que retiraram o título de eleitor cresceu cerca de 30% em 20 dias. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), são 45 mil jovens, dentro da faixa etária, que estão habilitados a votar nas eleições deste ano no Estado, até o momento.
Em agosto do ano passado, esse número era de apenas 15.949 adolescentes, saltando para 40 mil em março (crescimento de 151%) e chegando agora aos 45 mil em abril (crescimento de 182%, se comparado ao ano passado).
Em média, 7,5 mil jovens catarinenses fizeram o título de eleitor por mês entre agosto de 2021 e abril deste ano.
Em todo o país, dos mais de 6 milhões de adolescentes entre 16 e 17 anos apenas 830 fizeram o título, o que representa 13% do total, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No Brasil, a obrigatoriedade da votação se dá a partir dos 18 anos. No entanto, adolescentes de 16 anos já podem optar por participar das eleições. Conforme o órgão eleitoral catarinense, houve aumento significativo em Santa Catarina entre os jovens ainda não obrigados a retirar o documento, nos últimos meses.
Tenho 15 anos mas faço 16 neste ano, posso votar?
Adolescentes que possuem 15 anos e farão 16 anos até o dia da eleição – 2 de outubro – podem particpar das votações este ano. No entanto, jovens que não completarem 16 anos até lá, não conseguem retirar o documento ainda.
Prazo para fazer o título de eleitor
O prazo para fazer o título de eleitor se encerra em 4 de maio. Um levantamento exclusivo do Diário Catarinense no ano passado mostrou que adolescentes do Estado podem definir eleição de deputado ou senador em 2022, se decidirem votar em outubro.
Como fazer o título de eleitor
O documento pode ser feito pela internet, a partir do site do TSE. Confira o passo a passo:
- Acesse o sistema TítuloNet;
- Selecione a opção “não tenho”, na guia “título de eleitor” e preencha os dados indicados;
- Envie, a partir de fotos, os documentos necessários – identidade e comprovante de residência. Homens entre 18 e 45 anos devem comprovar também a quitação do serviço militar.
Após o cadastro, é possível acompanhar a tramitação do pedido pelo mesmo site, ao informar o número de protocolo gerado durante a primeira etapa. Processadas as informações, se não houver qualquer pendência, é preciso fazer o download gratuito do aplicativo e-Título e utilizar a versão digital do documento, dispensando o título em papel.
A eleição, neste ano, acontece no dia 2 de outubro, e os votantes devem escolher o próximo presidente da República, governador do Estado e senadores federais, bem como deputados federais, estaduais e distritais.
Fonte: NSC