Coluna | São as pessoas que importam
É difícil dizer se é a economia que influencia a política ou são as decisões políticas que influenciam a economia. No entanto, uma coisa certa, é, que os países mais desenvolvidos avançam independente do Governo, e os demais, os subdesenvolvidos e os atrasados sentem uma forte dependência do Estado. Seja nas decisões de incentivos, nos financiamentos, no apoio de infraestrutura, as empresas e os empreendedores carecem desse apoio do setor público. O Governo Federal e alguns estados estão tratando da Reforma tributária, considerando a quantidade de impostos, a carga tributária do país, e a desburocratização para facilitar o pagamento e evitar a sonegação fiscal. A reforma fiscal é apenas um dos instrumentos de Política Econômica, e ocorre pela diminuição ou aumento dos impostos.
A carga tributária do país não é das mais altas, e nem das menores, em comparação com os demais países. O que precisamos discutir é como ocorre a aplicação dos recursos públicos. Outra questão é quem são os beneficiários das isenções. Há disponibilidade de recursos no Governo Federal para estados e municípios que podem ser acessados através da Plataforma + Brasil. Os municípios são os primos pobres nesse contexto. São eles que conhecem todas as mazelas e as relações que impactam na efetiva transformação das comunidades, e no entanto, muito dependentes do apoio financeiro para investimentos nos bairros pobres. Regras claras e conhecidas juntamente com a divulgação da utilização dos recursos, tornam o conjunto mais sério e transparente, auxiliando a sociedade. Fazer mais com pouco, utilizando-se os princípios tributários como se requer na boa prática da utilização de recursos públicos.
Investir em saneamento básico, educação, qualificação para o trabalho e segurança, nas comunidades pobres, reduz no futuro, gastos em saúde, com a repressão e assistência social. Por isso, qualquer recurso público deve ser muito bem aplicado.
Odair Balen
Diretor de Relações Sociais e Ambientais da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC)