Por volta das 16h de quarta-feira (14), na rua São Pedro, centro de Chapecó, a Polícia Militar fez a detenção de um homem de 26 anos, andarilho morador de rua, por perturbação. O detido reiteradamente praticava atos ofensivos a pedestres, motoristas e empresários da região, sujando, pedindo, ofendendo e muitas outras ações reprováveis.
Complementou que os andarilhos ficam incessantemente pedindo esmolas, e, que algumas vezes mulheres/clientes foram agredidas com palavras e outras foram assediadas sexualmente, por várias vezes esses infratores já entraram em seu estabelecimento e consumiram bebidas alcoólicas saindo sem pagar. Também informou que, por motivos de domínio de área, já ocorreram várias brigas entre os moradores de rua, promovendo ameaças, pedras e pedaço de madeiras. Nos comércios de alimentação eles atacam os pratos dos clientes pegando comida.
Diante das informações, a Guarnição Rede de Vizinhos composta pelo Cabo Marcelo e Soldado Piccolotto, entrou em contato com o setor da Diretoria de Proteção Especial da Prefeitura Municipal de Chapecó, assistente social e Guarda Municipal, onde em reunião no dia 06 de outubro de 2020 às 14h, em na Diretoria de Proteção Especial, onde foi exposta a situação.
Estavam presentes representantes do serviço social do município e da Guarda Municipal. Após a reunião ficou definido junto aos órgãos participantes que seria realizada uma ação conjunta com abordagens para identificação dos moradores/andarilhos, onde a assistente social iria propor acolhimento junto ao abrigo municipal para aqueles que não são de Chapecó, e passagens para que retornassem a sua cidade de origem.
Um dos andarilhos de 24 anos foi identificado como um dos “mentores” do grupo de moradores/andarilhos, em consulta foi constatado que ele tem passagens por roubos e posse de drogas e constatado que junto de outros comparsas também é suspeito de realizar pequenos furtos no comercio central da cidade.
No dia 14/10/2020, foi realizado nova reunião com o setor da Diretoria de Proteção Especial da Prefeitura Municipal de Chapecó, assistente social/Resgate Social e Guarda Municipal, para dar seguimento a abordagens e identificação desses moradores de rua/andarilhos.
Po volta das 15h40min do mesmo dia, novamente a Central Regional de Emergência (190) foi acionada para averiguação de homem em surto psicótico causando perturbação no comércio local e a transeuntes, na AV. Getúlio Vargas esquina com São Pedro. No local foi constatado se tratar do homem de 24 anos, previamente identificado, que estava em surto psicótico, subindo em árvores, correndo entre os veículos, causando perigo eminente a si próprio e aos demais que por ali passavam.
Diante da constatação, foi informado o resgate social que se fizeram presentes, também foi acionado ao SAMU, o homem reagiu de forma extrema, sendo necessário o uso da força pela guarnição da rede de Vizinhos para contenção do autor, após imobilizado ele foi sedado e conduzido até o Hospital Regional, sendo acompanhado o deslocamento pela guarnição PM.