O Pix, sistema de pagamento instantâneo, apresentou instabilidade nesta segunda-feira (12). Usuários relataram problemas para fazer transferências e pagamentos em diferentes regiões do Brasil, como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará e Distrito Federal.
As principais reclamações envolvem o NuBank e o Itaú. Os dois bancos estão respondendo aos questionamentos dos usuários no Twitter, que reclamam que o serviço do Pix está fora do ar, e indicando a utilização do TED enquanto o sistema não é restabelecido.
Oi. Estamos em com uma indisponibilidade momentânea, mas já estamos cuidando para que os acessos sejam restabelecido em breve. Por enquanto nós orientamos que faça transferências de DOC e TED lá pelo nosso site. Ah, não se preocupe porque não cobramos mais tarifas desses envios!
— Itaú (em 🏡) (@itau) April 12, 2021
O site Downdetector registrou mais de 230 reclamações ao Banco Itaú às 12h32 e um pico de 65 notificações ao NuBank às 11h32. O serviço ainda recebeu reclamações dos bancos Caixa, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Banco Inter, Pic Pay e C6 Bank.
Além do Pix, os usuários notificaram problemas com a utilização de aplicativos para o celular e de outros serviços de pagamento. No Twitter, internautas reclamaram das transações do Pix nos bancos Bradesco e PicPay. As empresas se manifestaram para tentar solucionar as questões.
Nós identificamos sim, um comportamento inesperado nas transferências via PIX, mas o nosso time já esta trabalhando na solução, ok?
— Nubank (@nubank) April 12, 2021
Olá. Qual é a mensagem apresentada ao tentar realizar a transação?
— bradesco (@Bradesco) April 12, 2021
Ei!
Conte conosco para te auxiliar. Queremos entender o que aconteceu.
Nos chame na DM. Estamos à disposição!— PicPay (@picpay) April 12, 2021
> WhatsApp disponibiliza chamada de voz e vídeo pelo computador; veja como fazer
O Banco Central do Brasil ainda não se manifestou sobre o assunto. As empresas afetadas também não deram um prazo para restabelecer o serviço de pagamento instatâneo, Pix.
Fonte: NSC