Chegaram na madrugada deste domingo (31) em Santa Catarina 11 pacientes com Covid-19 que vieram de Manaus (AM), cidade que vive o colapso no sistema de saúde. Eles continuarão o tratamento para o coronavírus em hospitais de Florianópolis, depois de o governo do Estado oferecer leitos para amenizar o cenário de terror vivido no Norte do país.
O jato da Força Aérea Brasileira (FAB) saiu de Manaus às 20h15min e depois de mais de seis horas de viagem chegou por volta das 2h30min na Base Aérea. Havia 11 ambulâncias esperando os doentes. Todos os pacientes foram encaminhados aos hospitais Nereu Ramos (8) e Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (3), ambos na Capital.
Conforme o governo de Santa Catarina, sete pacientes são homens e quatro são mulheres. Eles têm entre 33 e 55 anos e, neste momento, não precisam de tratamento intensivo. Para recebê-los, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) preparou um protocolo de segurança para todos os profissionais envolvidos na operação, que envolve, principalmente, testagem.
A ação faz parte de uma operação que está sendo coordenada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Defesa, SES e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC).
SC tem 73,9% de ocupação em UTIs
Neste sábado, a Secretaria de Estado de Saúde de SC divulgou 73,9% de ocupação em leitos públicos de terapia intensiva (UTI). No painel de leitos UTI em SC, o Hospital Universitário aparecia com lotação de 85,19% às 22h deste sábado, e apenas quatro vagas disponíveis.
Procurada pelo Diário Catarinense, a assessoria do hospital garantiu que todos os protocolos de biossegurança serão seguidos e os atendimentos locais não serão afetados.
No mesmo horário, o painel do Estado divulgava apenas cinco vagas abertas no Hospital de Florianópolis (83,33%) e outras cinco no Hospital Governador Celso Ramos (83,14% ). O Nereu Ramos tinha sete leitos abertos (53,33% de ocupação). O governo catarinense ainda não esclareceu para qual estabelecimento de saúde os enfermos serão encaminhados.
Balanço estadual
O balanço estadual deste sábado (30) confirmou 2.512 novos casos confirmados da doença e 27 novos óbitos. No acumulado, 575.616 infectados desde o início da pandemia e 6.325 mortes por complicações da doença.
Fonte: NSC