A Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC) confirmou na terça-feira (27) que recebeu 28 denúncias de irregularidades no processo de distribuição e aplicação de vacinas contra a Covid-19. Do total, 18 foram casos envolvendo a suspeita de “fura-fila” na imunização.
Segundo o Observatório de Vacinação criado pelo órgão, nove denúncias foram recebidas pela coordenadoria de Florianópolis. Em Criciúma, no Sul, a OAB recebeu sete casos. Já em Joinville e Itajaí, no Norte e Vale do Itajaí, foram quatro em cada uma das regionais.
Entre as denúncias, que foram apontadas entre os dias 1° de março e 27 de abril, segundo a OAB, há falta de transparência no momento de aplicação da vacina, com relatos de profissionais sem identificação e que não romperam o lacre da seringa na frente da pessoa que seria vacinada. Há ainda outras denúncias sob análise do observatório.
As denúncias enviadas pela a OAB/SC serão enviadas à Secretaria Estadual de Saúde (SES) e ao Ministério Público (MPSC). No mesmo documento, a OAB também vai requerer esclarecimentos sobre os critérios de aplicação das vacinas.
Casos suspeitos podem ser enviados para denunciavacina@oab-sc.org.br em sete coordenadorias da OAB/SC que prestam auxílio na apuração das denúncias.
MPSC também recebe denúncias
A população pode denunciar ao MPSC casos de pessoas que tenham recebido alguma dose da vacina sem estar no grupo prioritário. Para isso, pode entrar em contato com a ouvidoria do Ministério Público pelo telefone (48) 3229-9306 ou pelo e-mail ouvidoria@mpsc.mp.br.
Também é possível denunciar no site do órgão ou entrando em contato por telefone com as Promotorias de Justiça de cada região. Uma lista com os números pode ser encontrada no site do MPSC.
Vacinação em SC
Segundo boletim parcial da vacinação no estado, divulgado na segunda-feira (26), foram aplicadas um total de 1.463.434 doses. Desse conjunto, 1.016.508 correspondem à primeira dose e 514.209, à segunda.
Os grupos prioritários que já iniciaram a vacinação são dos trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência e idosos institucionalizados, indígenas, quilombolas, idosos com mais de 60 anos e profissionais das forças de segurança e salvamento.
Covid-19 em SC
Abril de 2021 já soma mais de 2 mil mortes por Covid-19 em Santa Catarina. Até terça, foram 13.301 mortes em decorrência da doença. No total, o estado confirmou 878.215 casos desde março de 2020.
Os hospitais continuam cheios. A taxa de ocupação de leitos de UTI da rede pública é de 93,91%. Se forem levados em conta apenas os leitos de UTI adulto Covid, a ocupação no estado é de 94,35%.
Fonte: G1