Coluna | Não é só Futebol
Provavelmente você, jovem leitor da coluna, esteja se perguntando o porquê do título dessa matéria. Talvez os mais experientes tenham associado no ato a comparação entre o Campeonato Catarinense de Futebol de 2020 e um famoso programa televisivo comandado pelo inoxidável (diria Fausto Silva) Senor Abravanel, o tão conhecido Silvio Santos.
Em outubro de 1994, meses após o Tetra Mundial do Brasil, que vinha de um jejum de 24 anos (que voltaremos a viver no aguardo da Copa de 2026), estreava no SBT o programa “Tentação”. A dinâmica da atração era simples, os 60 participantes tinham três opções de resposta para uma pergunta efetuada pelo apresentador, ou pelo seu companheiro misterioso Lombardi. Eles então tinham que caminhar até a zona do palco onde a resposta que mais lhe aprazia estava indicada em um telão. Por óbvio, os que acertavam seguiam na competição e os que erravam, deixavam a mesma.
Certo, mas que diabos isso tem a ver com futebol, e mais, com o Campeonato Catarinense de 2020?
Pois bem, com o sucesso do programa, alguns bordões ficaram famosos, com destaque para “Não sei se vou ou se fico, não sei se fico ou se vou” que era cantarolado toda vez que um participante ficava na dúvida sobre a resposta, e que normalmente levava o mesmo a “seguir a boiada” na resposta mais popular entre os demais.
Pois esse é o bordão perfeito para o Estadual deste ano. Entre idas e vindas, decretos de restrição e de liberação divulgados pelo Governo, testes de COVID em todos os clubes, casos positivos, jogos sem torcida, restrições à imprensa, o Catarinense segue com uma absurda indecisão, falta de organização, em um looping interminável.
O pior é que as competições esportivas em Santa Catarina estão suspensas até o dia 07 de Agosto, mesmo dia em que está previsto o começo da Série B Nacional, competição que contará com a presença de três clubes catarinenses (Avaí, Chapecoense e Figueirense). Isso gera um novo imbróglio. Com o calendário cada vez mais apertado, será praticamente impossível dar continuidade às duas competições paralelamente, ou se assim for decidido, haverá um intervalo entre jogos que pode ser muito danoso no quesito do desempenho dos atletas em campo.
Sinceramente, espero que se passe a régua, vire a página, que o Campeonato Catarinense de 2020 seja cancelado definitivamente, sem campeão, sem rebaixado, e que prevaleça o bom senso (embora isso seja muito difícil no âmbito do futebol estadual).
O Catarinense Tentação já perdeu o ibope, e precisa ser tirado do ar antes que perca a relevância que ainda mantém, preservando a atração e o interesse do público para os anos que virão.
Derlei Florianovitz