Novas restrições serão anunciadas em Santa Catarina nesta sexta-feira (20), com a publicação do decreto que atualiza as regras sanitárias no Estado ainda durante a manhã. As medidas devem incluir multa de R$ 500 para quem não usar máscara de proteção, com a possibilidade de dobrar o valor, em caso de reincidência. Além disso, os horários do comércio e dos serviços públicos serão escalonados. As informações foram apuradas com exclusividade pelo jornalista Raphael Faraco, da NSC TV.
A mudança nos horários dos serviços tem como objetivo manter as atividades, mas evitar aglomerações em ônibus e terminais durante o pico. Assim, uma das atividades funcionará entre 8h e 17h e a outra entre 10h e 19h. A data em que as novas regras começam a valer e o tempo de duração ainda não foram divulgados.
As medidas foram definidas pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), em reunião na noite desta quinta-feira (18). Na quarta, todo o grupo já havia se reunido por seis horas e descartado um lockdown de 14 dias em Santa Catarina.
Na ocasião, os técnicos decidiram que outras restrições poderiam ser adotadas, como multas, horários reduzidos e maior atenção durante o feriado de Páscoa, mas a definição sobre quais seriam exatamente essas ações ficou para o novo encontro desta quinta.
A reunião de quarta-feira teria resultado em um consenso de técnicos sobre a necessidade de medidas mais restritivas de circulação, mas com diferenças no assunto de quais ações seriam ou não efetivas. A sugestão final do grupo acabou sendo por fechamentos mais rígidos nas regiões mais graves.
O Coes foi criado para coordenar as ações de combate à pandemia de Covid-19 e é composto por 19 instituições, incluindo conselhos de categorias profissionais da saúde, técnicos e integrantes indicados por diretores de diferentes áreas do governo e nomeados pela Secretaria de Estado da Saúde.
Fonte: NSC