Foto: AFP/Divulgação
Funcionários do Semasa, o Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí, tiveram de enfrentar o descaso de uma moradora contaminada pelo coronavírus. Mesmo com a determinação do isolamento domiciliar, a mulher foi até o local nesta terça-feira (5) para mudar a titularidade da conta de água. Ao descobrirem a situação, até a Guarda Municipal precisou ser acionada. O atendimento presencial foi interrompido no início da tarde para desinfecção emergencial.
A consumidora chegou pela manhã, mas teve de voltar à tarde, quando houve a troca de turno dos servidores. Foi neste período que eles descobriram que ela estava infectada. O técnico em segurança do trabalho entrou em contato com a Vigilância Epidemiológica para confirmar a situação. Com isso, a Guarda Municipal foi acionada porque a mulher não queria deixar o local. Ela dizia que só sairia depois de conseguir mudar a titularidade da tarifa, já que o marido está internado por conta da doença.
Os profissionais a levaram para fora e tentaram continuar o atendimento na área externa. Segundo a assessoria do Semasa, durante a conversa ela passou mal, desmaiou e o Samu foi chamado.
O episódio terminou com o fechamento do Semasa, que será sanitizado às 19h. Dois funcionários do Serviço já perderam a vida por conta do coronavírus. Um deles o gerente, Alexandre José Vicente, de 38 anos, sem comorbidades, que morreu quatro dias depois de receber o diagnóstico. Por conta das perdas e de toda a situação, os servidores ficaram ainda mais impactados com a atitude da consumidora.
Como as normas sanitárias são mantidas no órgão, as atividades retornam normalmente nesta quarta-feira (6), das 7h às 19h. “Pedimos aos consumidores diagnosticados com covid-19 que utilizem apenas os canais remotos durante o período de isolamento, pois não podemos expor nossos trabalhadores e a população aos riscos da doença” pediu, em nota, a instituição.
Fonte: NSC