O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, cumpre agenda em Santa Catarina nesta quarta-feira (22) para acompanhar a situação da pandemia do novo coronavírus. O estado tem 56,4 mil casos de Covid-19 e 738 mortes. Uma portaria publicada no Diário Oficial da União nesta quarta autoriza a abertura de 40 novos leitos de terapia intensiva (UTI) para tratamento da doença em cinco hospitais catarinenses.
Pazuello desembarcou na Base Aérea em Florianópolis por volta das 11h e foi recepcionado pela vice-governadora Daniela Reinehr (PSL). O ministro cumprimentou as pessoas no local com apertos de mão, apesar de recomendações de autoridades de saúde de se evitar esse tipo de gesto a fim de prevenir a transmissão do novo coronavírus.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região pelo WhatsApp!
A comitiva seguiu para a Casa da D’Agrônomica, residência oficial do governo catarinense, onde o ministro se reúne com o governador Carlos Moisés (PSL) e com o secretário estadual da Saúde, André Motta Ribeiro.
Técnicos do Ministério da Saúde e do governo do estado também participam do encontro reunião para discutir as ações de enfrentamento à pandemia. Durante a tarde, Pazuello vai se reunir com o prefeito da capital catarinense, Gean Loureiro (DEM).
Outro assunto discutido é a possibilidade de abertura de dois hospitais de campanha, em Florianópolis e Criciúma, caso seja necessário. Já há uma sinalização do próprio Ministério da Defesa, colocando a Base Aérea da capital à disposição para funcionamento de uma das unidades.
UTIs
As UTIs autorizadas pelo Ministério da SAúde devem funcionar por três meses. Os recursos para manter os leitos vão ser repassados em parcela única e são do próprio Ministério da Saúde. O cronograma de abertura ainda é discutido pela Pasta.
Os leitos terão custo mensal de R$ 19, milhão. Em 90 dias, serão R$ 5.760.000,00. A distribuição será a seguinte:
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região pelo WhatsApp!
- Blumenau: Hospital Santo Antônio (municipal) – 5 novos leitos (15 no total)
- Criciúma: Hospital São José (municipal) – 10 novos leitos (35 no total)
- Indaial – Hospital Beatriz Ramos (municipal) – 10 novos leitos (10 no total)
- Joinville – Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (municipal) – 10 novos leitos (27 no total)
- Tubarão – Hospital Nossa Senhora da Conceição (estadual) – 5 novos leitos (15 no total)
Fonte: G1