Cenas como as fotos abaixo são muito comuns em Chapecó. Infelizmente, a separação e o destino nem sempre são os corretos. A Prefeitura de Chapecó, tem feito ações de limpeza no município.
As calçadas no centro da cidade foram lavadas. Na última semana um processo de limpeza desassoreamento de rios e córregos do município, nos pontos onde ocorrem alagamentos, começou.
“Iniciamos por onde tem mais problemas. Outro ponto que vamos atacar logo é o Lajeado Passo dos Fortes, que passa pelo Ecoparque, onde também ocorrem alagamentos com frequência. Temos a licença para fazer a limpeza e desassoreamento em todos os locais onde tem problema. Estamos com uma retroescavadeira e duas miniescavadeiras trabalhando. Essas máquinas podem entrar nas galerias e fazer a limpeza”, disse Carraro.
No entanto, mesmo que o poder público faça sua parte, se a população continuar com o descarte incorreto e com a não separação, os alagamentos, a junção de insetos e bichos continuará sendo recorrente.
“No início do ano deu um alagamento e quando fomos limpar encontramos até sofá e geladeira. Os moradores ribeirinhos também precisam ter consciência de que os materiais jogados no rio são levados pela chuva, trancam as tubulações e os prejudicados são eles mesmos, que sofrem com os alagamentos”, explicou o secretário.
Além dessa limpeza a Administração Municipal vai contratar um equipamento para desobstrução das bocas-de-lobo.
Fonte: Barriga Verde Notícias e Prefeitura de Chapecó
Eu moro no centro próximo a um mercado onde vejo todos os dias os lixos que levam até as lixeiras e nunca colocam dentro. Fazem isso a noite, próximo às 11:00. É muito lixo. É nojento. Já teve várias ocasiões onde eu tive que tirar o lixo colocado por eles para poder passar e estar colocando o meu lixo dentro da lixeira. Como tmb eu mesma já coloquei o lixo deles dentro da lixeira.
Também vi várias vezes um outro morador em frente à minha casa cortando árvores e galhos das mesmas e jogando dentro do riacho que tem aqui próximo, pois esse mesmo riacho ou córrego (não sei direito como deve chamar), é o que atravessa toda a cidade e seguido acontece os alagamentos. Então já fiz denúncia na Polícia Ambiental e me mandaram ligar direto pra Polícia Militar, dizendo que a militar estaria encaminhando pra eles.
Ninguém apareceu, infelizmente.
Peço encarecidamente se vocês puderem fazer alguma coisa para resolver esses problemas .
Se precisarem de mim, estou disponível para colaborar.
O dia em que vi pela primeira vez o homem jogando às árvores dentro do riacho fiquei muito nervosa, fiquei tremendo, muito triste.
Isso é motivo de muita indignação…