Em geral, nessa época, temos uma tendência maior em organizar e planejar metas, objetivos e rotina que nos auxiliarão durante o restante do ano. Seria possível cumprir com aquilo que projetamos e desejamos realizar de maneira leve, sem nos sentirmos sobrecarregados?
Especialistas afirmam que sim, no entanto, existem questões fundamentais neste processo: organização, foco, definição de prioridades, escolhas assertivas, ou seja, alinhadas com o propósito de vida daquela pessoa ou algo que faça sentido para ela, além de ferramentas e métodos que possam auxiliar no desempenho das atividades.
O uso de um planner (um quadro ou um caderno em que são registrados os compromissos de dia, semana, mês e ano), agendas no celular e até mesmo aplicativos que auxiliam na organização dos compromissos e dos sonhos são instrumentos que ajudam bastante.
Entre os métodos eficazes está, por exemplo, o Kaizen, que sugere a criação de “minimetas”, ou seja, pequenos passos para se chegar a um objetivo maior. Essa metodologia possibilita estar em movimento, em ação, para a conquista de uma meta, com mais leveza.
Além desses quesitos, há, na avaliação da empreendedora e Relações Públicas Camila Duncan, a importância do autoconhecimento. “Acredito que o autoconhecimento foi fundamental para que eu buscasse aprender mais, por exemplo, sobre gestão estratégica e planejamento e também desenvolvesse o restante que me auxiliou tanto na vida pessoal quanto profissional”, salienta a fundadora da rede colaborativa Relações Positivas. “Fui me percebendo, o que fazia sentido para mim e além da realização pessoal, o que me trazia resultados satisfatórios na profissão também. Eu faço muitas coisas ao mesmo tempo -são as redes sociais, grupos no WhatsApp, eventos. Eu preciso ter muito foco e organização para dar conta de tudo com leveza e satisfação”, observa.