Acaba na segunda-feira (31) o período para entregar a Declaração de Imposto de Renda de 2021. O contribuinte deve enviar as informações para a Receita Federal até 23h59 de segunda. A entidade espera receber 32 milhões de declarações em 2021.
Até quem ainda não tem todos os comprovantes ou está em dúvida se os dados estão certos deve cumprir o prazo e fazer as correções necessárias depois, aconselham advogados e contadores. Basta entregar novamente com as informações corretas, escolhendo a opção de “Declaração Retificadora” na ficha de Identificação do Contribuinte.
Será necessário o número do recibo encontrado na declaração original enviada. Contudo, quem entregar após o final do período não poderá mais alterar o modelo de declaração – simples ou completa.
O contribuinte que não enviar o IR até segunda-feira vai pagar multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. A taxa vale tanto para quem tem imposto a pagar quanto a restituir. O prazo para entregar o Imposto de Renda foi adiado devido às dificuldades impostas pela pandemia da covid-19. A data limite anterior era 30 de abril. Também foram prorrogados para 31 de maio os períodos de envio da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, assim como o vencimento do pagamento do imposto relativo às declarações.
Fonte: Radio Centro Oeste