O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abre nesta quinta-feira (11) as inscrições para vagas temporárias para trabalhar nas pesquisas que constam no calendário de divulgação mensal. Ao todo são 326 vagas em Santa Catarina, distribuídas em dois editais: para Agente de Pesquisas e Mapeamento e para Supervisor de Coleta e Qualidade.
A seleção será feita por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS), que consiste em uma prova objetiva de 60 questões de múltipla escolha envolvendo conhecimentos gerais e específicos. É exigido do candidato o Enisno Médio completo. As inscrições devem ser feitas no site Cebraspe até o dia 26 de março.
No Brasil são 6.500 vagas, distribuídas em quatro editais:
• 5.623 vagas para Agente de Pesquisas e Mapeamento em 520 municípios • 552 vagas para Supervisor de Coleta e Qualidade em 326 cidades • 300 vagas para Agente de Pesquisas por Telefone somente para o município do Rio de Janeiro • 25 vagas para Supervisor de Pesquisas somente para o município do Rio de Janeiro
Além deste processo seletivo, estão abertas até semana que vem as inscrições para concorrer a vagas de agente censitário (15 de março) e recenseador (19 de março) do Censo 2021. Ao todo, são 204 mil vagas espalhadas pelo Brasil.
As vagas são temporárias e os contratos terão duração de até um ano, podendo ser prorrogado, desde que o prazo total não ultrapasse três anos, de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade de orçamento.
Agente de Pesquisas e Mapeamento
O Agente de Pesquisas e Mapeamento tem remuneração de R$ 1.387,50 e jornada de trabalho de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. O nivel médio de escolaridade é exigido. As inscrições têm taxa no valor de R$ 33,98. Nesse edital, estão disponíveis 298 vagas em 21 cidades de Santa Catarina (o detalhamento das vagas pode ser visto no anexo I).
• Faça a inscrição aqui até 26 de março
O Agente de Pesquisas e Mapeamento é contratado para fazer visitação a domicílios e estabelecimentos, em locais selecionados de acordo com o tema a ser pesquisado, para a coleta de dados; agendamento e realização de entrevistas presenciais ou por telefone, registrando os dados em questionários; e o suporte à atualização dos levantamentos geográficos que estruturam a execução das pesquisas.
Fonte: NSC