O Hospital Regional do Oeste recebeu dois aparelhos de ultrassom portátil, no valor de R$ 381.300,00, doados pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e provenientes da campanha SOS Chapecó e Região, promovida para levantar recursos emergenciais de enfrentamento da Covid-19. A iniciativa solidária é coordenada pelo Centro Empresarial Chapecó – CEC, com a participação das 16 entidades filiadas, entre elas a ACIC.
O intensivista e coordenador da UTI Covid no Hospital Regional do Oeste (HRO), médico Renan Goulart Finger, festejou a chegada do equipamentos: “A gente está passando por dias tão difíceis que quando chega uma notícia como essa tem que agradecer… A felicidade que vocês nos deram hoje é muito grande. Gostaria de agradecer muito ao Comitê, à ACIC e Associações, porque vocês fizeram Chapecó subir de nível em termos de assistência médica”, disse em áudio enviado ao presidente da ACIC, Nelson Akimoto.
O presidente Associação Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), Reinaldo Fernandes Lopes, e o vice presidente da instituição, Celso Edmar Grando Coletti, também agradeceram Akimoto e a toda equipe envolvida na campanha SOS Chapecó e Região pela doação ofertada ao HRO. “A participação da comunidade, representada na classe empresarial pelo Centro Empresarial Chapecó – CEC e Associadas, especialmente a ACIC, fez a diferença na manutenção do atendimento privilegiado que pode ser oferecido aos chapecoenses e oestinos pelos hospitais administrados pela ALVF”, destacaram os dois dirigentes. Além do HRO, a ALVF também administra o Hospital da Criança e o Hospital Nossa Senhora da Saúde de Coronel Freitas.
A aquisição desses dois aparelhos de ultrassom vai fazer muita diferença não apenas nos pacientes COVID, como também no pós-Covid, com impacto extremamente positivo na melhora da assistência hospitalar, e nos fluxos de internação no Hospital Regional do Oeste. Trata-se de equipamento que não vai ser usado só por médicos, mas por equipe multidisciplinar porque os aparelhos tem múltiplas funcionalidades.
São aparelhos resistentes, que podem suportar quedas e operar em temperaturas extremas em condições extenuantes, desenvolvidos por médicos que precisam de ultra-som ‘point-of-care’ e resultados consistentemente precisos. Se destacam pela portabilidade, durabilidade, confiabilidade e facilidade de uso, de acordo com a fabricante Sonosite.
Fonte: HRO – Associação Hospitalar Leonir Vargas Ferreira