TopAd-Desk
TopAd-Mob
Início Notícias Educação Governo estuda propor fim de dedução no Imposto de Renda para financiar...

Governo estuda propor fim de dedução no Imposto de Renda para financiar Fundeb

Para cobrir o desembolso adicional  que terá de fazer no Fundeb, o fundo de financiamento da educação básica, o governo estuda enviar um projeto de lei prevendo o fim da possibilidade de dedução de despesas com educação do imposto de renda de pessoas físicas.

A ideia é indicar ao Congresso um caminho para o financiamento do fundo. A equipe econômica argumenta que não há espaço no orçamento federal para a ampliação dos desembolsos estabelecidos no projeto. Uma reunião está prevista para esta quinta-feira, 23, entre integrantes do Ministério da Economia para analisar essa e outras propostas para arcar com a conta.

A medida atingirá a classe média e, por isso, espera-se resistências. Mas o argumento político, segundo um integrante do Ministério da Economia, está pronto. O governo diria que a medida tem como objetivo tirar benefícios concedidos hoje aos mais ricos para transferir aos mais pobres – beneficiados pelo reforço nos investimentos da educação pública.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região pelo WhatsApp!

Ao aprovar as novas regras do Fundeb, os deputados estabeleceram que o governo federal terá de ampliar seus aportes no fundo a partir do ano que vem. Hoje, a União contribui com 10% do Fundeb. Até 2026, essa fatia terá de passar para 23%. O Fundeb é a principal fonte de financiamento da educação básica no país e é alimentado pela arrecadação de impostos de estados, municípios e da União.

Nas contas da equipe econômica, com as novas regras, o governo federal terá de desembolsar R$ 230 bilhões em dez anos. E é preciso apontar agora de onde esse dinheiro sairá.

Maia quer debater recursos no Orçamento

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que caberá ao Parlamento debater a origem dessas receitas durante a aprovação do Orçamento do próximo ano. A proposta de orçamento é enviada pelo governo todo ano até o fim de agosto e passa pela análise e crivo dos parlamentares.

O governo, no entanto, deseja se antecipar ao debate e já negociar uma saída. O debate dentro do Ministério da Economia é como encaminhar essa medida em consonância com os planos da reforma tributária. O cronograma da equipe de Paulo Guedes prevê quatro etapas para a reforma. A terceira fase irá se debruçar justamente sobre mudanças no imposto de renda de pessoas físicas e pessoas jurídicas. A possibilidade de cortar deduções na declaração do imposto já está prevista.

Derrota do governo no Fundeb

Em relação ao Fundeb, a equipe econômica quer ainda tentar ajustes no texto durante sua tramitação no Senado. O governo foi derrotado na Câmara ao tentar emplacar no Fundeb um teto de 70% para gastos com salários de professores. O texto aprovado prevê apenas que 15% dos recursos têm de ser direcionados a investimentos.

O governo quer retomar esse debate com os senadores, argumentando que é preciso fixar o teto de 70% e prever a inclusão de gastos previdenciários com professores nesta conta. A relatora do projeto na Câmara, professora Dorinha Rezende, não aceitou incorporar ao texto essas medidas.

 

Fonte: CNN Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

SideBarAd-Desk/Mob (custom)

MAIS LIDAS

Que venham mais 3 pontos | Coluna Falando de Grêmio

Buenas Gremistada! Na esperança de que todos estejam bem, venho aqui mais uma vez falar do nosso Tricolor, e foram duas vitórias seguidas.Foram duas...

Há pessoas que são como algumas frutas, vão do verde direto para o podre, sem passar pelo maduro | Coluna Era Sol que me...

De minha parte, muitas linhas já foram empreendidas para apontar o que a maturidade não é, e, honestamente, afirmar o que ela é ou...

Bolsonaro edita decreto perdoando crimes de Daniel Silveira, condenado pelo STF

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto nesta segunda-feira que concede o "instituto da graça" ao deputado federal Daniel Silviera (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal...

Ciclista é atropelada por ambulância do Samu em SC

Uma ciclista foi atropelada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Criciúma, no Sul catarinense. A mulher foi levada...
BaseAd-Desk
BaseAd-Mob