A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) confirmaram nesta segunda-feira (12) um caso da variante alfa em Brusque, no Vale do Itajaí. Segundo a prefeitura, a paciente está bem e em casa e “não viajou nem recebeu ninguém de fora do seu círculo de convivência”. Conforme o estado, um caso desta variante, considerado importado, já foi confirmado em março na capital.
Outro caso de variante é investigado pela SES, sendo de dois moradores de Joinville, no Norte do estado, com suspeita da variante delta.
Em Santa Catarina, desde o início da pandemia, 1.078.056 pessoas foram diagnosticadas com a Covid-19, sendo que 17.318 delas morreram por complicações da doença.
Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), até o momento, “foram identificadas 22 linhagens diferentes do SARS-CoV-2” em Santa Catarina, sendo a variante gama “responsável por 54,2% de todas as identificadas”.
Confirmação da variante alfa em Brusque
O caso da variante alfa em Brusque foi informado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) no boletim de quinta-feira (8) e confirmado nesta segunda pela SES.
De acordo com a Prefeitura de Brusque, a paciente com diagnóstico confirmado é uma jovem de 24 anos que apresentou sintomas gripais e teve diagnóstico de Covid-19 confirmado em maio.
Ele não chegou a ser internada, “está bem, inclusive já liberada pela quarentena”, informou a prefeitura, que não detalhou se alguma medida foi tomada na cidade após a confirmação.
Segundo o município, a jovem e sua rede de contato foram monitoradas e não houve casos confirmados de Covid entre pessoas que tiveram contato com a moradora.
“A Secretaria segue em atenção e ações diferenciadas serão adotadas caso seja identificada essa necessidade, mediante orientação técnica da Secretaria de Estado e do Ministério da Saúde”, informou a prefeitura de Brusque.
Suspeita de variante delta
Dois casos suspeitos de variante delta foram confirmados também nesta segunda-feira (12) pelo estado. A investigação se inciou em 6 de julho após o governo do Paraná informar sobre dois moradores de Joinville que tiveram contato em abril com um caso confirmado da variante delta na cidade paranaense de Rolândia.
Segundo o governo do estado, um dos moradores teve sintomas leves da Covid e diagnóstico confirmado. Outro não teve sintomas e o exame para confirmar a doença foi negativo. Eles ficaram em isolamento, mas tiveram contato com outros moradores de Joinville que tiveram diagnóstico confirmado de Covid.
Estes últimos moradores também fizeram o isolamento e não tiveram contato com outras pessoas, conforme a Dive.
Fonte: G1 SC