A governadora em exercício de Santa Catarina, Daniela Reinehr (sem partido), afirmou em nota nesta quinta-feira (29) que é contrária ao nazismo. A declaração foi dada após cobrança da Confederação Israelita do Brasil (Conib) e da Associação Israelita Catarinense (AIC) por uma resposta ‘veemente’ dela de ‘repulsa ao negacionismo da tragédia que foi o Holocausto’.
Na segunda-feira (26), Daniela foi questionada, durante a coletiva de imprensa de sua posse como governadora interina, se concordava ou discordava de seu pai sobre o nazismo. José Altair Reinehr é um professor de história que, segundo um dos jornalistas que participou do evento, negou o Holocausto judeu em sala de aula.
“Sou contrária ao nazismo, assim como sou contrária a qualquer regime, sistema, conduta ou posicionamento que vá contra os direitos individuais, garantias de segurança ou contra a vida das pessoas, e sinceramente, pensei ter deixado isso claro quando fui questionada”, disse.
Ela também afirmou em nota que compreendeu os pedidos de manifestação. “Consigo entender a reação das pessoas ante o posicionamento que me imputaram, e principalmente porque isso aconteceu de forma injusta. […] Sou amiga de Israel e dos judeus, e qualquer ilação contrária não corresponde com a verdade”, afirmou.
Fonte: G1