A Sicredi Região da Produção RS/SC/MG destinou nessa semana recursos para o projeto A Garra das Mulheres Verde e Branco, que contempla as equipes femininas de futebol da Chapecoense. O valor de R$ 148.782,72 é oriundo da Lei de Incentivo ao Esporte e foi destinado através da Fundação Sicredi.
Os recursos auxiliarão o Projeto da Chapecoense, da modalidade de Futebol de Campo, que atende atletas entre 14 e 40 anos em três categorias – Sub 15, Sub 17 e Adulto. As equipes participarão de competições organizadas pela Federação Catarinense de Futebol (FCF) e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), regra estabelecida aos Clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro.
O anúncio da Sicredi foi feito em reunião virtual da diretoria da cooperativa com representantes do Clube. O presidente Saul Rovadoscki informou que o valor doado representa apenas um percentual do projeto da Chapecoense, que é grandioso e necessita da captação de mais recursos. Segundo ele, o objetivo da Cooperativa é ampliar a parceria.
“Neste momento, conseguimos disponibilizar esse valor por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, porém queremos ampliar a parceria no futuro e ajudar o Clube a buscar mais recursos. O esporte é muito importante e as mulheres estão ganhando destaque e merecem mais incentivo. Nosso objetivo é sempre olhar para fora das agências e ver o que podemos fazer a mais pela comunidade”, sublinha Rovadoscki.
O vice-presidente de Marketing da Chapecoense, João Carlos Stakonski, agradeceu o repasse da Sicredi e o apoio à modalidade. “Precisamos parabenizar esse espírito de pertencimento da Sicredi à nossa região, além do voluntariado e do cooperativismo que nos deixam cada vez mais fortes. São pequenas ações que potencializam grandes resultados. Fico feliz que a Cooperativa está conosco. Obrigado por nos acolher neste projeto tão bonito como é o futebol feminino”, afirmou o dirigente.
A diretora do Futebol Feminino da Chapecoense, Claudia Francieli da Silva, também agradeceu a doação. “É um aporte que entra em boa hora e que será bem utilizado. Agradeço em nome do nosso departamento, porque esse recurso é muito importante para nós que estamos iniciando a estruturação da modalidade”.
Juntos pela comunidade
Além do repasse, a Sicredi apresentou ao Clube o projeto Juntos pela Comunidade, que aporta recursos a entidades sem fins lucrativos em toda a região de abrangência da Cooperativa. Todo associado que fizer qualquer aplicação financeira na Cooperativa poderá indicar uma associação ou entidade para receber um percentual do valor como contrapartida da Sicredi. Os recursos representam investimentos da própria instituição e não mexem no valor aportado pelo associado, nem no rendimento.
De acordo com o diretor executivo da Sicredi Região da Produção, Marcos Dorigon, os percentuais de repasse variam entre 0,10% e 0,40% dos valores aplicados e é necessário que as entidades e associações se cadastrem para receber as doações. As entidades podem fazer a inscrição nas agências do Sicredi.
“Este é o segundo ano do projeto e fizemos ajustes para atender outras instituições, como a Chapecoense. O intuito é fazer com que a cooperativa cresça, por meio de um círculo virtuoso. Entendemos que quanto maior for a cooperativa, mais podemos contribuir com a sociedade”, enfatiza Dorigon.
O gerente da agência Sicredi Centro Chapecó, Claucus Valdameri, informa que qualquer investimento feito pelos associados no Sicredi em aplicações como Poupança, LCA, Fundos de Ações ou RPPS poderá reverter em recursos para a Chapecoense ou outras entidades locais cadastradas. “Basta realizar o cadastro e o associado indicá-las na hora que fizer a aplicação. É um projeto onde todos ganham e que possibilita apoiar tantas entidades que desempenham o importante papel de contribuir com a melhoria da qualidade de vida da sociedade”, grifa.
Fonte: MB Comunicação