TopAd-Desk
TopAd-Mob
Início Esporte Coluna: Não é só Futebol

Coluna: Não é só Futebol

Esporte em tempos de Pandemia

O mundo mudou. O surto de Coronavírus que assola o globo terrestre inevitavelmente atingiu também a esfera do esporte. Jogos de voleibol, tênis, eventos de atletismo e natação suspenderam suas competições.

E na modalidade mais praticada no mundo, o futebol, também não foi diferente. Ligas paralisadas, campeonatos encerrados antes da disputa das rodadas finais e um verdadeiro malabarismo para o encaixe de um novo calendário de competições pós quarentena.

Até mesmo as olimpíadas foram transferidas para 2021. Em resumo, toda e qualquer modalidade esportiva teve sua prática suspensa, certo? Errado.

Em meio a crise sanitária que vivemos, um esporte em especial tem conseguido manter seus atletas ativos e participando de competições; o Xadrez.

Devido aos avanços tecnológicos, à democratização da internet e do acesso a dispositivos móveis de conexão, o esporte milenar ganhou nova cara, se reinventou. Atualmente, é possível jogar partidas online em dezenas de sites.

Jogos que podem demorar minutos, ou horas, dependendo do acordo mútuo entre os jogadores acerca do tempo de reflexão usado na partida.

No domingo (03), teve fim um dos maiores torneios online já organizados, o “Magnus Carlsen Invitational”, algo como “Magnus Carlsen Convida”. Para a informação do atento leitor, Magnus Carlsen é o atual Campeão Mundial de Xadrez, e em parceria com o portal Chess24.com, organizou um torneio de partidas rápidas com outros sete dos melhores jogadores do mundo.

O torneio foi realizado no formato “mata-mata”, em que os jogadores jogavam 4 partidas com o tempo de 15 minutos para cada jogador, sendo que a cada lance efetuado, o atleta ganhava 10 segundos em seu tempo, que ia decrescendo.

Ao final de 16 dias de competição, sagrou-se campeão o anfitrião do evento, levando pra casa uma premiação de 70 mil dólares, algo em torno de R$ 380.000,00 na cotação atual. Para se ter uma ideia, o valor total distribuído em premiações foi de 250 mil dólares, ou seja, R$ 1.370.000,00. Abaixo segue o quadro dos demais premiados:

Brasil

Mas não é só internacionalmente que iniciativas envolvendo o Xadrez tem ganhado espaço. No Brasil, plataformas de jogo como o Chess.com e o Lichess.org tem crescido consideravelmente em número de usuários, mostrando o interesse do público brasileiro pelo esporte. 

Uma das iniciativas pioneiras usando o advento tecnológico foi da organização do Floripa Chess Open, maior torneio de xadrez do Brasil, realizado anualmente em Florianópolis.

Seus idealizadores tem aproveitado o período de quarentena para a realização de torneios diários, com prêmios semanais, que vão desde a isenção de valor de inscrição para o torneio de 2021, até camisetas do evento, para os melhores colocados em cada semana.

Clube de Xadrez Chapecó 

Em Chapecó, o clube também tem promovido ações visando a participação e atividade dos atletas, divulgando o clube e a cidade tanto nacionalmente quanto internacionalmente.

Já foram realizados quatro encontros online com clubes de outros países; Clube de Xadrez Jaque Mate, de Buenos Aires, Clube de Xadrez de Posadas, Escola de Xadrez do Porto, de Portugal, e o mais curioso de todos até agora, um amistoso com atletas de Xadrez do River Plate. 

Sim, isso mesmo, o clube de futebol argentino tem um departamento de Xadrez e seus atletas enfrentaram o Clube de Xadrez de Chapecó, que na ocasião usou a alcunha de “Chapecoense”, com a devida autorização e apoio da Associação Chapecoense de Futebol.

Ao final do amistoso, os argentinos levaram a melhor, repetindo o resultado da Sulamericana de 2015 dos campos. Se naquela ocasião o River venceu na Argentina por 3×1 e perdeu na Arena Condá por 2×1, dessa vez, o placar foi de 16×14 para os “hermanos”, no encontro que juntou 15 atletas de cada agremiação, jogando cada um duas partidas de 3 minutos, com acréscimo de 2 segundos para cada lance efetuado no tabuleiro.

Segundo membros do clube, a ideia dos amistosos e torneios online é promover o esporte e manter os atletas treinando para que estejam preparados para futuras competições.

Além de promover os embates, foi criado um canal do clube no Youtube, onde partidas são analisadas e transmissões ao vivo são feitas, com o intuito de aproximar os aficionados da modalidade.

Nos próximos dias, novos amistosos devem ser divulgados, informação que pode ser encontrada na página do Facebook do Clube de Xadrez de Chapecó.

É o esporte driblando a crise e se reinventando nos novos tempos que se avizinham.

 

Derlei Alex Florianovitz

SideBarAd-Desk/Mob (custom)

MAIS LIDAS

Que venham mais 3 pontos | Coluna Falando de Grêmio

Buenas Gremistada! Na esperança de que todos estejam bem, venho aqui mais uma vez falar do nosso Tricolor, e foram duas vitórias seguidas.Foram duas...

Há pessoas que são como algumas frutas, vão do verde direto para o podre, sem passar pelo maduro | Coluna Era Sol que me...

De minha parte, muitas linhas já foram empreendidas para apontar o que a maturidade não é, e, honestamente, afirmar o que ela é ou...

Bolsonaro edita decreto perdoando crimes de Daniel Silveira, condenado pelo STF

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto nesta segunda-feira que concede o "instituto da graça" ao deputado federal Daniel Silviera (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal...

Ciclista é atropelada por ambulância do Samu em SC

Uma ciclista foi atropelada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Criciúma, no Sul catarinense. A mulher foi levada...
BaseAd-Desk
BaseAd-Mob