A tecnologia do reconhecimento facial está em fases de implantação em escolas de Xaxim, no Oeste catarinense. O objetivo, segundo a Secretaria Municipal de Educação, é melhorar a segurança. Dessa forma, quando o aluno entra na escola, faz o reconhecimento facial através de um tablet colocado na entrada da unidade.
A ideia surgiu depois de uma pesquisa feita nas escolas municipais. Uma das principais queixas era a segurança. “Como precisávamos trocar o nosso sistema de gerenciamento escolar, que era muito arcaico em Xaxim, nós fizemos uma pesquisa e solicitamos que fosse colocado no sistema de gerenciamento o reconhecimento facial”, explicou o secretário de Educação, Mauro de Oliveira.
No tablet, uma luz verde confirma que o cadastro do aluno foi feito. “Vai aparecer aqui no sistema a presença. Se por acaso o aluno faltar alguma aula ou tiver que sair, o professor vai fazer o ajuste”, disse o técnico de informática Egon Casarin.
Os pais têm acesso em tempo real aos dados. O projeto de reconhecimento facial é implantado primeiro na Escola Básica Municipal Dom Bosco, a maior desse tipo em Xaxim, onde estudam cerca de mil alunos com idades entre 1 e 15 anos.
A ideia é que depois outras duas unidades de ensino da cidade também tenham a tecnologia. Em um mês, o projeto deve ser totalmente implantado na escola Dom Bosco. “No tempo que a gente vive, nos tempos de hoje, a gente sabe que é complicado. Então acredito que sabendo que o filho está na escola… É uma segurança, porque a gente nunca sabe”, resumiu Adriana Faé, mãe de um dos alunos da unidade.
Fonte: G1