O deputado Mauro de Nadal (MDB) foi eleito nesta segunda-feira (1º) o novo presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A vitória ocorreu com 38 dos 40 votos. O nome dele foi o único inscrito para a disputa.
Nadal substituirá Julio Garcia (PSD), que presidiu a Alesc até o início do ano, quando foi afastado da função e preso na segunda fase da Operação Alcatraz.
Após a eleição, o deputado discursou por cerca de 15 minutos. Durante a fala, o novo presidente da Alesc pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da Covid-19 em Santa Catarina.
— Recebo com imensa responsabilidade a missão de presidir essa Casa num momento singular de Santa Catarina. Assumo essa missão como deputado e servidor público, que por isso deve servir à sociedade, ao maior número de pessoas, e com a energia que me motiva a sempre fazer o melhor pelo Estado de Santa Catarina. (…) É uma honra presidir nossa Alesc, e não vou esquecer a generosidade de vossas excelências — declarou, na abertura do discurso.
A eleição de Mauro de Nadal, para o biênio 2021-2023, ocorreu em uma disputa sem confronto, como tem sido há 16 anos. No caso de Nadal, a escolha do nome dele foi fruto de um acordo entre lideranças na Alesc. Essa articulação prevê a divisão do comando da Casa com o também emedebista Moacir Sopelsa, que deve assumir a presidência no ano que vem. Com a vitória de Nadal, o MDB ocupa pela quinta vez a presidência da Casa Legislativa.
Mauro de Nadal tem 49 anos, é formado em Direito, e foi eleito em 2018 com 42.507 votos. Este é o terceiro mandato dele como deputado estadual. Natural da cidade de Caibi, no Oeste catarinense, Nadal também já foi prefeito Cunha Porã, no Extremo-Oeste, por dois mandatos consecutivos.
A eleição
A eleição desta segunda iniciou às 14h20min, no Plenário da Alesc, em sessão presidida pelo deputado Romildo Titon (MDB), que é o mais velho entre os que têm o maior número de mandatos completos na Casa, conforme prevê o regimento interno da Casa.
Após abrir os trabalhos, Titon deu início ao prazo para inscrição dos candidatos. Apenas o nome do deputado Mauro de Nadal foi inscrito. A apresentação do concorrente coube ao deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB), que citou que o registro do nome de Nadal estava sendo feito pela totalidade dos deputados.
Dos 40 deputados, 38 votaram em Mauro de Nadal, e houve duas ausências, a da deputada Ada De Luca (MDB) e do deputado afastado Julio Garcia (PSD).
A sessão para a eleição do presidente foi encerrada por volta das 14h50min. Em seguida, os deputados iniciam nova sessão, dessa vez para a eleição da mesa-diretora da Alesc.