A Defesa Civil estadual confirmou neste sábado (13), que o fenômeno climático que atingiu Descanso, no Oeste catarinense, na tarde de quarta-feira (10), foi um tornado. Na região, mais de 500 famílias foram diretamente afetadas e 13 pessoas precisaram de atendimento hospitalar.
A informação foi divulgada após a análise detalhada de imagens, relato dos moradores e consultas com especialistas na área.
Imagem do Canal Realçado do Satélite Goes-16, por volta de 17h, do dia 10 de junho de 2020. Locais com tons de cores mais escuros, indicam temperatura do topo da nuvem com maior desenvolvimento vertical — Foto: Defesa Civil/Divulgação
Prejuízos
O órgão contabilizou 280 casas atingidas no município. Galpões e estruturas metálicas tiveram os telhados arrancados. A tempestade derrubou árvores e postes de energia elétrica. A cidade vizinha, Belmonte, também teve prejuízos por causa do vendaval com pelos menos 200 casas atingidas.
Além do fornecimento emergencial de lonas, telhas e itens de assistência humanitária para as famílias, o governo estadual confirmou que deverá homologar nos próximos dias os decretos de emergências assinados pelos prefeitos de Descanso e Belmonte.
Ao todo foram 27 municípios afetados pelo temporal e chuva na região. Durante a sexta-feira (12), a Defesa Civil também acompanhou também a situação em Iporã do Oeste, onde foram visitados os locais onde a força da enxurrada danificou e destruiu pontes. Em Ipuaçu, já foram entregues cerca de 800 telhas e outros itens.
Fonte: NSC