Coluna | São as pessoas que importam
Estamos em época de questionamentos e debates sobre problemas que afetam a sociedade como um todo. A Covid -19 tem proporcionado a tomada de inúmeras decisões que agradam uns, desagradam outros, e as consequências são imensuráveis em seu impacto na população.
Toda decisão do homem público ocasiona consequências sociais benéficas ou prejudiciais às pessoas. No país, as eleições municipais serão em breve. Não podemos esquecer que estamos num mundo globalizado e o desenvolvimento deve ser buscado. Desenvolvimento é evolução de indicadores sociais, os quais mensuram a qualidade de vida das pessoas. A política econômica do governante é uma escolha sua e das diretrizes do seu partido.
No entanto, quais são os valores e escolhas de quem pleiteia o governo?
A ética deve ser primordial na condução das ações para que os resultados sejam consensuais, civilizatórios, e de qualificação e crescimento pessoal para a população governada.
Algumas diretrizes estão sendo importantes nessa economia globalizada, como a responsabilidade social empresarial (RSE), a ética, o respeito ao consumo responsável, quando se quer das empresas e pessoas, valores compatíveis para com a Sustentabilidade e para com os ODSs (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável).
A sociedade como um todo já teve inúmeros problemas com a falta de ética. A elevada remuneração de executivos financeiros graças ao resultado de lucros exorbitantes, muitas vezes com balanços contábeis manipulados, e as avaliações tendenciosas das agências de risco influenciando o mercado na crise de 2008, foram responsáveis pela crise dos derivativos que comprometeram em demasia a economia americana, prejudicando os acionistas.
Não é bom para a sociedade ficar à mercê de empresas que tem elevada influência em determinadas regiões. Busca-se uma sociedade civilizada, desenvolvida, e estimuladora de políticas públicas que beneficiem a população.
Afinal são as pessoas que importam, todas, brancas ou negras.
Odair Balen
Diretor de Relações Sociais e Ambientais da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC)