TopAd-Desk
TopAd-Mob
Início Destaques Crimes sexuais contra crianças e adolescentes caem 40% em SC, mas hipótese...

Crimes sexuais contra crianças e adolescentes caem 40% em SC, mas hipótese de subnotificação preocupa

Os crimes de abuso e exploração sexuais contra crianças e adolescentes tiveram queda de 39,8% em 2020 em Santa Catarina, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-SC). De 1º de janeiro até 18 de maio foram registrados 675 crimes de estupro contra menores de idade. No ano passado, nesse mesmo período, foram 1.121 ocorrências.

O decréscimo no registro desses casos poderia ser um indicador positivo, mas a delegada Patrícia Zimmermann D’Ávila, que coordena as Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcamis) no Estado, vê os números com preocupação. Segundo ela, é possível que parte desses crimes não esteja sendo notificado à polícia devido ao período de quarentena por conta do coronavírus.

— Nós temos acompanhado essas quedas (nos indicadores), e com muita preocupação também. Porque os crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes têm um fator muito importante que precisa ser levado em consideração, que é o fato de que muitas vezes o autor é alguém próximo e conhecido da vítima (…) Essa redução nos preocupa porque existe a possibilidade de subnotificação — afirma.

A delegada Patrícia Zimmermann D’Ávila avalia que só será possível ter uma noção melhor sobre a evolução dos crimes nesse período, se aumentaram ou diminuíram, após o término da quarentena.

Enquanto isso, ela ressalta que a polícia tem atuado para divulgar os canais de comunicação para denúncias e reforçar orientações. Uma delas é para que as pessoas que têm contato com crianças e adolescentes fiquem atentas a sinais que possam indicar algo estranho.

— Fica aqui um apelo, para que preste atenção nas crianças da sua vizinhança, do seu condomínio, e se observar alguma coisa que esteja chamando a atenção, que não hesite em chamar a Polícia Civil, porque nós continuamos com as delegacias abertas — diz.

A delegada Patrícia Zimmermann cita ainda o programa “Proteja uma criança”, da Polícia Civil, que tem uma conta no Instagram onde psicólogas orientam pais e responsáveis para tentar prevenir esses tipos de crimes.

Canais de denúncia

Os canais de denúncia ampliados pela Polícia Civil de Santa Catarina no início da pandemia do novo coronavírus também abrangem casos de violência contra menores de idade.

Além do Disque 100 – canal aberto para qualquer denúncia de crime em território nacional -, e do Disque 181, que recebe denúncias em Santa Catarina, também está disponível um contato por WhatsApp. Nesse caso, mensagens podem ser enviadas a qualquer horário para o (48) 98844-0011.

Há ainda a opção de registro de boletins de ocorrência pela delegacia virtual, no site da Polícia Civil.

A Polícia Militar também tem recebido denúncias através do 190, número de emergência da corporação. Além disso, a PM atua ainda na prevenção de crimes contra crianças e adolescentes através do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que aborda questões demandadas pela comunidade escolar junto com os alunos, professores e pais.

Fonte: NSC

SideBarAd-Desk/Mob (custom)

MAIS LIDAS

Que venham mais 3 pontos | Coluna Falando de Grêmio

Buenas Gremistada! Na esperança de que todos estejam bem, venho aqui mais uma vez falar do nosso Tricolor, e foram duas vitórias seguidas.Foram duas...

Há pessoas que são como algumas frutas, vão do verde direto para o podre, sem passar pelo maduro | Coluna Era Sol que me...

De minha parte, muitas linhas já foram empreendidas para apontar o que a maturidade não é, e, honestamente, afirmar o que ela é ou...

Bolsonaro edita decreto perdoando crimes de Daniel Silveira, condenado pelo STF

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto nesta segunda-feira que concede o "instituto da graça" ao deputado federal Daniel Silviera (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal...

Ciclista é atropelada por ambulância do Samu em SC

Uma ciclista foi atropelada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Criciúma, no Sul catarinense. A mulher foi levada...
BaseAd-Desk
BaseAd-Mob